Câmara de Portimão vai reabilitar jardim junto à Fortaleza

A Câmara Municipal de Portimão lançou concurso para o projeto de reabilitação do jardim junto à Fortaleza de Santa Catarina. Conforme explicou ao Portimão Jornal Álvaro Bila, presidente da autarquia, a “intenção é preservar este espaço, dignificando e tornando-o acessível a todos”. Ou seja, o jardim será mantido, mas sofrerá algumas adaptações e arranjos de forma a manter a memória deste espaço emblemático. É o caso da colocação de equipamentos que permitam que quem tem menos mobilidade possa deslocar-se ao jardim. “Não vamos danificar o que existe”, garante Álvaro Bila. A colocação de corrimão é uma das soluções, exemplifica.

“O concurso já está lançado, até porque o projeto já estava elaborado”, destaca ainda. E a obra deverá ser financiada pela taxa turística, que está a ser cobrada no concelho desde março.

“Defendo que a manutenção deste tipo de património deve ser feita com as verbas da taxa turística”, acrescenta o autarca. Aliás, este foi um dos fundamentos que deu corpo ao regulamento da nova tarifa.

Entretanto, a autarquia avançou ainda com pequenos arranjos na Fortaleza, imóvel cuja gestão passou para a sua tutela.

A pintura do espaço e a reabilitação das casas de banho foram as primeiras intervenções, que serviram ainda para a Câmara efetuar um levantamento de todas as obras necessárias para reabilitar o edificado. “Estamos a elaborar um plano das intervenções necessárias para dignificar o edifício e é nossa intenção, mais tarde, avançar com a conservação. Entretanto, apresentaremos ao proprietário, que é o Estado, essa listagem elaborada agora e só com a aprovação é que avançaremos com as obras”, esclarece Álvaro Bila.

É ainda intenção da autarquia criar um núcleo museológico alusivo às atividades piscatórias e ao Rio Arade naquele edifício, tal como o Portimão Jornal já tinha noticiado. Esta é também uma obra que pode vir a ser realizada com as verbas da taxa turística.

You may also like...

Deixe um comentário