Albufeira decreta dois dias de luto por José Carlos Rolo, antigo presidente da Câmara Municipal

José Carlos Rolo, anterior presidente da Câmara de Albufeira, morreu esta quarta-feira, 11 de fevereiro, e têm sido várias as manifestações de pesar, desde representantes de partidos políticos, de associações, amigos e personalidades da região.

Tinha 70 anos e esteve internado devido a problemas de saúde. É recordado pela sua postura e amor por Albufeira. Numa nota de pesar enviada pelo PSD Algarve, a estrutura “manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento de José Carlos Rolo, cidadão de referência e ex-presidente da Câmara Municipal de Albufeira. Partiu uma figura incontornável da vida pública e política da nossa região”.

“Falar de José Carlos Rolo é falar da história recente de Albufeira. O seu legado não se mede apenas em obras, mas na marca humana que deixou em todos os que com ele privaram. Antes de assumir os mais altos destinos do concelho, foi na docência que José Carlos Rolo revelou a sua vocação de serviço. Como professor, formou gerações de jovens albufeirenses, transmitindo não apenas conhecimento, mas os valores do respeito e da cidadania que mais tarde aplicaria na política”, enaltece ainda o PSD Algarve.

“O PSD Algarve curva-se perante a memória de um homem que, com a sua serenidade característica e um espírito de missão inesgotável, elevou o nome do seu concelho e da sua região. Foi um autarca de proximidade, um colega leal e um amigo generoso”, acrescenta referindo que a estrutura decreta três dias de luto.

Entretanto, também a Câmara Municipal de Albufeira, presidida por Rui Cristina, eleito pelo Chega, emitiu um comunicado e uma nota de pesar, onde informa ter sido decretado dois dias de luto municipal, a partir de amanhã, dia 12 de fevereiro.

Na nota de pesar assinada por Rui Cristina, o atual presidente enaltece “a memória de um homem que dedicou toda a sua vida à causa pública e ao serviço da população albufeirense. O seu percurso fica marcado pela dedicação ao serviço da comunidade, primeiro como professor, depois como vereador, vice-presidente e, finalmente, como presidente da Câmara Municipal de Albufeira”.

“Como autarca, José Carlos Rolo foi um exemplo de resiliência e entrega ao desenvolvimento do nosso concelho, que liderou com integridade e visão humanista”, acrescenta ainda Rui Cristina.

Já a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), em nome dos autarcas do Algarve, “manifesta publicamente o mais profundo pesar e tristeza pelo falecimento do colega José Carlos Rolo, e endereça à sua família e amigos as mais sinceras e sentidas condolências”.

“O falecimento do professor José Carlos Rolo, homem de causas, professor de vocação e autarca por paixão, deixa o Algarve mais pobre. Foi presidente da Câmara Municipal de Albufeira, em 2012 (pela primeira vez e durante cerca de um ano, na sequência da renúncia de Desidério Silva para concorrer à presidência da Região de Turismo do Algarve), voltando a assumir o cargo entre 2018 e 2025”, recorda a AMAL.

“Com a certeza que sempre desempenhou com dedicação e empenho as funções adstritas aos cargos que superiormente ocupou, deixa marcas do seu trabalho e percurso público na história do ‘seu’ concelho”, acrescenta ainda a Comunidade.

Também Helder Martins refere que “os Corpos Sociais da AHETA manifestam o seu profundo pesar pelo falecimento de José Carlos Rolo, antigo presidente da Câmara Municipal de Albufeira, cuja dedicação ao serviço público e contributo para o desenvolvimento do concelho permanecerão na memória coletiva”.

Luís Graça, do PS Algarve, enaltece que “José Carlos Rolo foi um bom autarca que gostava com sinceridade da sua terra e que tinha uma relação de simplicidade, proximidade e simpatia com todos os que consigo se cruzavam. As opções políticas diferentes nunca nos impediram de ter uma relação correta”. O responsável socialista expressa ainda solidariedade à família e amigos, ao PSD e ao município de Albufeira e à sua população.

You may also like...

Deixe um comentário