Atividade nacional ‘À Descoberta do Turismo Industrial’ engloba Museu de Portimão

Premiado nacional e internacionalmente, o Museu de Portimão integra a Rota Europeia do Património Industrial e, nesse sentido, está integrado no programa de atividades ‘À Descoberta do Turismo Industrial’, que irá decorrer entre os dias 8 e 14 de abril na região algarvia, por iniciativa do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, através da realização de atividades que proporcionam a descoberta do património industrial ou da indústria viva que caracterizam e diferenciam os territórios portugueses.

Assim, nos dias 9 e 10 de abril o Museu de Portimão tem duas atividades agendadas. No dia 9 de abril às 15h00, uma visita guiada às suas instalações e no dia 10 de abril às 10h00, um passeio na embarcação “Moira”.

Ambas as atividades são gratuitas, embora careçam de inscrição prévia, e dirigem-se a todos os interessados, incluindo às famílias que na semana em referência desfrutam das férias da Páscoa e que poderão usufruir de experiências autênticas e originais de turismo industrial, tanto mais que a iniciativa pretende ser um momento privilegiado de contacto com os produtos e processos produtivos, distintos na tradição e na modernidade.

O turismo industrial foi uma das temáticas destacadas pelo Turismo de Portugal na Bolsa de Turismo de Lisboa 2022, tendo sido realizado em colaboração com a Rede Portuguesa de Turismo Industrial um workshop denominado ‘À descoberta do Turismo Industrial’, visando dar a conhecer a oferta nesta vertente, com a partilha de experiências e know-how nacionais que confirmem a pertinência e procura deste produto, assim como estimular o desenvolvimento de programas turísticos passíveis de promoção e venda junto de turistas nacionais e estrangeiros.

O Museu de Portimão assume-se, claramente, como um observatório permanente da evolução histórica e social da comunidade local e um laboratório de ideias para a produção de conhecimento e de salvaguarda do património cultural e das qualidades singulares da sua identidade, uma vez que ouvir a história da cidade narrada pela indústria é conhecer, compreender, valorizar a sua identidade e autenticidade.

9 abril – Visita guiada ao Museu de Portimão – 15h00

Nesta visita guiada ao Museu de Portimão e zonas limítrofes, será dado particular enfoque à realidade fabril e social que aqui se encontrava instalada e a relação com a envolvente social e urbana.

10 abril – Passeio na embarcação ‘Moira’ – 10h00 

Tendo como base a embarcação ‘Moira’, e a partir do rio, o Museu de Portimão propõe um passeio comentado pelas margens do Arade, durante o qual será abordada a evolução industrial e humana de Portimão e a sua ligação intemporal ao rio e ao mar.  

Para ambas as ações, as inscrições deverão ser efetuadas através do email museu@cm-portimao.pt, ou através do contacto telefónico 282 405 230. Esta iniciativa é organizada pela Rede Portuguesa do Turismo Industrial através do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial e conta com o apoio do Turismo da Câmara Municipal de Portimão e do Museu de Portimão.

You may also like...

Deixe uma resposta