Albufeira distinguiu jovens de mérito no Dia da Juventude

O dia 12 de agosto foi declarado como Dia Internacional da Juventude em 1999, após recomendação da Conferência Mundial  de Ministros Responsáveis pela Juventude, que teve lugar em Portugal em 1998. Para assinalar a data, O Município de  Albufeira tem por tradição organizar um programa que tem por objetivo distinguir o mérito dos jovens albufeirenses em  áreas como o Desporto, a Cidadania, as Artes, a Cultura e o Mundo Académico. Este ano, a autarquia voltou a comemorar a  data com uma cerimónia que reuniu 62 jovens e as suas famílias no Salão Nobre dos Paços do Concelho, ao que se seguiu um  almoço convívio e um passeio de barco pela bonita costa de Albufeira.  

O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Albufeira foi pequeno para acolher os jovens homenageados e as suas famílias que  quiseram testemunhar e partilhar este momento de enorme orgulho e muita alegria, na data em que se celebra o Dia Internacional da Juventude, este ano subordinado ao tema ‘Solidariedade Intergeracional: Criar um Mundo para todas as Idades’. Sessenta e dois jovens dos Agrupamentos de Escolas de Albufeira Poente, Ferreiras e Vale Pedras e vários Clubes e Associações  desportivas, culturais e sociais do concelho, que se destacaram em áreas como o Desporto, Cidadania, Artes, Cultura e Mundo  Académico foram elogiados pelo seu sucesso, mas também pelo empenho e altruísmo dedicados a causas sociais e humanitárias. Na sua intervenção, José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, sublinhou que o tema escolhido pelas Nações  Unidas para as comemorações do Dia Internacional da Juventude em 2022 é bastante pertinente, destacando que “fomentar a  solidariedade entre gerações é fundamental para garantir uma sociedade mais inclusiva e sustentável”. O autarca mostrou-se  bastante satisfeito por ver presente na sala várias gerações (jovens, pais e avós), o que qualificou de um excelente exemplo de  solidariedade intergeracional.  

José Carlos Rolo frisou a importância de reconhecer o valor das futuras gerações, “a Juventude é o futuro de uma nação, de uma  cidade, de um concelho”, tendo salientado, igualmente, a necessidade “de eliminar barreiras relacionadas com a idade e o género,  com vista a construir um mundo melhor para todos”. O presidente voltou a enfatizar a importância da solidariedade intergeracional,  face a um mundo com cada vez mais desafios que ameaçam o bem-estar e o futuro das comunidades, dando destaque às alterações  climáticas, à seca, aos incêndios, à gestão dos resíduos, à guerra, à covid, ao aumento da inflação, entre outros problemas que,  atualmente, afetam a sociedade. “O futuro é incerto, pelo que precisamos de trabalhar todos em conjunto, promovendo pontes  intergeracionais e quebrando barreiras, com vista a construir um planeta mais sustentável e um mundo mais justo e inclusivo”. Para além destas reflexões, exortou os jovens a serem os “embaixadores da sociedade”, através da sua participação ativa nas associações desportivas, culturais, sociais e da escola que frequentam, envolvendo-se em iniciativas de voluntariado e participando na vida cívica  e política. 

Isabel Frade, em representação do IPDJ – Instituto Português da Juventude e do Desporto, reiterou o papel difícil que a Juventude  tem pela frente, tendo destacado que o IPDJ está sempre de portas abertas para acolher e apoiar as ideias e projetos apresentados  pelos jovens. Neste, que é, também, o Ano Europeu da Juventude, o lema do IPDJ é “Acredita em ti e Participa!”. Isabel Frade  aproveitou para referir que “em projetos de Cidadania e Participação desenvolvidos pelo IPDJ, Albufeira e a Escola Secundária local  têm estado sempre em destaque”. 

A Juventude tem sido uma preocupação constante da autarquia, que ao longo dos últimos anos tem feito uma aposta forte na  criação de infraestruturas e desenvolvimento de políticas de apoio a esta faixa etária da população, ”com destaque para o  empreendedorismo jovem, a criação do Gabinete da Juventude, que neste momento está a ser melhorado e revitalizado, a  candidatura de Albufeira a Cidade Europeia do Desporto, a realização de programas de âmbito educativo e cultural como os ‘Prémios Sophia’, o ‘Albufeira Fest’, concertos de bandas juvenis no Jardim de Montechoro, o ‘Albufeira Sounds Sunset’, bolsas de estudo,  programas de apoio à habitação jovem, etc.” referiu Cristiano Cabrita, na qualidade de vice-presidente e vereador responsável pelo  Desporto e Juventude. “Trata-se de uma aposta inequívoca deste mandato nos jovens que são o futuro da sociedade e em  simultâneo o seu reflexo”, acrescentou. Sublinhou ter imenso orgulho nestes jovens, a quem desejou as maiores felicidades,  chamando a sua atenção para valores como o respeito, a ética e a humildade, terminando a referir “estamos sempre de portas  abertas para vos receber”. 

Todos os jovens receberam uma peça alusiva ao momento e um diploma de reconhecimento de mérito, que foram entregues pelo  presidente, pelo vice-presidente e pelos vereadores Cláudia Guedelha, Ricardo Clemente, Abel Zua e Desidério Silva. No final fizeram uma foto de grupo para mais tarde recordar, ao que se seguiu um almoço convívio e um passeio de barco pela  bonita costa de Albufeira.

You may also like...

Deixe uma resposta