Antiga lota de Portimão ganha nova vida
O edifício junto à ‘ponte velha’ sobre o Rio Arade, que em tempos acolheu a Central Elétrica, seguindo-se a antiga lota e, mais tarde, os restaurantes que tinham como ícone a sardinha assada, está prestes a ficar como novo.
A empreitada de reabilitação está a ser terminada, segundo apurou a Algarve Vivo, após ter sido alvo de um investimento que rondou perto de um milhão de euros.
As obras tinham começado em março, mas há muito tempo que o projeto tinha sido desenvolvido. O atraso deveu-se, sobretudo, à necessidade de ter o visto do Tribunal de Contas aprovado.
Para a autarquia, esta medida recupera um dos edifícios mais icónicos da cidade, tendo sido efetuada a substituição da cobertura, redes de água, eletricidade e telecomunicações, bem como reforçada toda a estrutura, mantendo a traça original.
Prestes a ser reinaugurado, o espaço terá uma sala multifunções, no rés de chão, para eventos culturais e recreativos. Será ainda instalada uma cafetaria na zona traseira do imóvel, zonas de apoio e instalações sanitárias, nos dois andares.
A Central Elétrica foi construída em 1916, tendo entre as décadas de 50 e 90 do século passado sido a casa de imensos restaurantes tradicionais de sardinha assada.
Isto porque, até ter sido construída a Docapesca, na outra margem do Rio Arade, a maioria das embarcações efetuava nessa zona a descarga das sardinhas.
Com a requalificação da zona ribeirinha, os restaurantes foram mudados para norte da ‘ponte velha’ e o edifício pouco mais foi utilizado, levando à degradação do imóvel.
A intenção era que o espaço estivesse concluído no início deste mês, a tempo do Feriado Municipal, mas alguns contratempos na aquisição de material para os acabamentos, atrasaram esta pretensão.