Artis XXI abre 2022 com espetáculos

in Lagoa Informa Jornal nº169


As associações Artis XXI e Questão Repetida promovem, em janeiro de 2022, três espetáculos, que serão apresentados nos Auditórios Carlos do Carmo, em Lagoa, e Duval Pestana, em Lagos.

O primeiro evento a decorrer será ‘Diferente-Mente’ e é dedicado aos artistas profissionais com necessidades específicas. Colocará em cena os espetáculos ‘Ser Diferente-Mente’ e ‘Viram a Ana?’, no dia 14 de janeiro, às 19h00, em Lagoa, e no dia seguinte, em Lagos.

Este evento, que marca a estreia da ‘D’Algibeira Companhia’, foi desenhado por artistas locais, explica a organização. “O projeto pretende criar espaço para a reflexão sobre de que forma a sociedade, atenta e preocupada, olha a inclusão e de como esta se manifesta na comunidade artística”, acrescenta.

Enquanto a peça ‘Ser Diferente-Mente’ reúne profissionais do teatro e jovens adultos com características diferenciadoras, ‘Viram a Ana?’ é uma performance que tem como ponto de partida o livro com o mesmo título, de Susanna Matiangeli-Chiara Carrer. Será uma interpretação que cruza a arte plástica, a dança e a expressão corporal e onde se desenvolvem questões de identidade.

Elsa Mathei, diretora executiva do ‘Diferente-Mente’ refere que este projeto pretende “alertar para a situação profissional dos artistas com deficiência e para a urgência de criar experiências artísticas no seio da comunidade escolar inclusiva”.

Os bilhetes podem ser adquiridos na Ticketline e custam seis euros, sendo gratuitos para menores de 18 anos.

Ainda em janeiro, no dia 21, em Lagoa, e no dia seguinte em Lagos, será apresentada a ópera ‘Bastien e Bastienne’, num formato adaptado para crianças a partir dos seis anos. O espetáculo, que conta com a Orquestra D’Aquém Mar, terá sessões para escolas, às 11h00 e às 14h00, e para o restante público às 19h00.

Esta é uma das primeiras obras compostas por Wolfgang Amadeus Mozart, baseada na peça de Jean Jacques Rousseau, Le Devin Du Village, composta quando o pequeno autor tinha 12 anos.

You may also like...

Deixe uma resposta