Bombeiros de Portimão compram ambulância com verbas de estacionamento

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portimão conseguiu angariar, ao longo de vários anos, o valor necessário para adquirir uma nova ambulância, com a exploração do parque de estacionamento na Praia da Rocha, junto à Marina.

As receitas alcançadas na época estival, este ano, permitiram que a entidade conseguisse completar o valor que necessitava para cumprir este objetivo da Direção para 2021. Esta compra está incluída no programa de modernização da frota de meios na área da emergência pré-hospitalar proposto pelo comando, explica a Associação em nota de imprensa.

“O investimento, sustentado e consciente, sem criar dívida na instituição, só foi possível graças ao equilíbrio financeiro que, nos últimos anos, foi alcançado, através de uma gestão criteriosa dos orçamentos, os quais têm permitindo apostar na requalificação e ampliação dos meios técnicos essenciais à intervenção do Corpo de Bombeiros”, a par da ampliação do quartel e destacamentos, onde se evidencia “a segurança coletiva e individual” destes soldados da paz, sublinha a Direção. 

Com estas verbas complementares, que resultam do apoio da comunidade, acrescidas dos apoios da Câmara Municipal de Portimão, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e das receitas da Associação, “tem sido possível ir mais além na capacitação operacional do Corpo de Bombeiros, aumentando o nível de resposta em quantidade e qualidade, procurando as melhores soluções para fazer face aos riscos coletivos do concelho”, justifica a mesma entidade.

Segundo detalha ainda, a área da emergência médica assume cerca de 60 por cento da atividade operacional e exige um empenhamento significativo de meios e recursos. Desde o início do ano 2021 foram registadas mais de cinco mil ocorrências de âmbito pré-hospitalar, muitas vezes exigindo o empenhamento de quatro a cinco ambulâncias em simultâneo, tripuladas por bombeiros habilitados nesta área da emergência médica.

Aliás, a Associação Humanitária afirma que este corpo de Bombeiros Voluntários portimonense está entre as dez corporações no país com maior atividade operacional no que diz respeito ao Sistema Integrado de Emergência Médica.

You may also like...

Deixe uma resposta