Câmara de Lagoa promove regresso às aulas seguro
Com o ano letivo 2020/2021 prestes a arrancar, o município de Lagos e os Agrupamentos de Escolas do concelho têm como uma das suas maiores preocupações um regresso seguro para alunos, docentes e não docentes. Nesse sentido, foram promovidas várias ações com o objetivo de assegurar o cumprimento de todas as diretrizes governamentais e das autoridades de saúde no que respeita ao combate da disseminação da covid-19.
Como medida de promoção da segurança da comunidade escolar, é exemplo o reforço de pessoal não docente através da contratação de 30 assistentes operacionais nos dois agrupamentos do concelho, Júlio Dantas e Gil Eanes. As áreas comuns das escolas foram e serão regularmente alvo de intervenções de limpeza e desinfeção e os transportes escolares também terão a sua oferta adaptada. Em estreita colaboração com a Proteção Civil de Lagos, para melhor esclarecimento de dúvidas relacionadas com normas e procedimentos no âmbito da pandemia, estão a ser promovidas várias ações junto das direções dos agrupamentos.
De forma a melhorar a qualidade e condições de ensino foram ainda implementadas outras medidas com implicações diretas no funcionamento das atividades letivas no âmbito das competências municipais. Na área alimentar, será incluída nas ementas escolares refeições vegetarianas para todos os alunos da educação pré-escolar e 1º ciclo de ensino básico. As escolas básicas de 1º ciclo de Odiáxere, Santa Maria, Ameijeira e Sophia de Mello Breyner Andresen verão parte do seu mobiliário renovado através de um investimento de 17.000€ (acrescido de IVA).