Chef portimonense entre os melhores do ‘Masterchef UK’

O jovem portimonense Daniel Marreiros, ex-aluno da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, foi um dos finalistas do programa ‘Masterchef UK the Professionals 2021’.

Desde muito cedo, sabia que o seu futuro estaria ligado à cozinha, num interesse despertado pela sua avó. Através das vivências na infância, percebeu que “cozinhar era uma demonstração amor onde não eram necessárias palavras”.

Em setembro de 2009, ingressou no curso de técnico de cozinha e pastelaria da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão e, conforme descreve, “teve de imediato a certeza de que estava no sítio certo”.

Foram três anos fulcrais na sua vida, pelas aprendizagens, por ter privado “com formadores que são ótimos profissionais que muito admira” e também pelo ambiente acolhedor que se fazia sentir na instituição, acrescentou.

Após a conclusão dos estudos, iniciou o percurso profissional num prestigiado restaurante no Algarve, tendo oito meses depois e com 19 anos, tornado-se no chef de cozinha do restaurante, onde esteve durante mais de dois anos.

Sentiu necessidade de obter, porém, mais conhecimento, adquirir novas experiências e conhecer novas culturas e, por isso, emigrou para o Reino Unido.

Em Londres, trabalhou em locais como ‘Kitchen W8’, ‘Purnell´s Restaurant’, ‘Brasserie Chavot’, ‘The Typing Room’, ‘Koffmann’s at The Berkeley Hotel’. Foi ainda chef do restaurante ‘Volta do Mar’, premiado no guia Michelin com um ‘Bib Gourmand’, em 2021.

Há muito que via o ‘Masterchef’ como um programa televisivo de referência. Apenas este ano achou que reunia as condições necessárias para entrar no concurso. Para sua surpresa, foi selecionado, integrou o grupo de concorrentes e chegou aos seis finalistas do programa.

Revela que nunca imaginou sequer que seria um dos selecionados, quanto mais ser um dos finalistas. “Senti uma gratidão enorme, ainda parece que não é real”, admite o portimonense.

“O Masterchef foi uma experiência bastante enriquecedora, tanto a nível pessoal como profissional”, acrescenta. Durante a sua prestação não esqueceu os produtos e sabores da sua terra natal e, uma das suas criações foi o prato ‘Bowl full of sea’, inspirado nas ‘travessas de marisco’ apreciadas no Algarve.

“O desafio da criação deste prato era colocar todos os ingredientes em harmonia de modo que se fizesse sentir uma explosão de sabores a mar aquando da sua degustação. O desafio foi superado tendo conseguido agradar o palato dos jurados”, refere ainda a Escola de Hotelaria em nota de imprensa.

No futuro, Daniel Marreiros quer ter um restaurante, com “uma cozinha aberta para interagir com os clientes, num ambiente descontraído e divertido”, descreve.

You may also like...

Deixe uma resposta