Consultas de terapia da fala na EB1 dos Caliços

Albufeira tem ao dispor da população consultas de terapia da fala, destinadas a crianças a frequentar o pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico da rede pública do concelho, numa iniciativa da autarquia local.

O serviço é responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo da comunicação e perturbações ao nível da fala e da linguagem. Para o efeito realiza um conjunto de intervenções que passam por ações de prevenção e medidas facilitadoras do sucesso educativo, bem como pela identificação de situações de desenvolvimento atípico, com consequente abordagem individual e intervenção em contexto transdisciplinar, através da articulação com encarregados de educação e outros profissionais de ensino e saúde.

Podem ser abrangidas situações de atraso ou perturbações específicas no desenvolvimento da linguagem, perturbações dos sons da fala, limitações nas competências linguísticas para a leitura e escrita e dificuldades de aprendizagem específicas, como a dislexia ou a disortografia.

O atendimento funciona no edifício polivalente da EB1 dos Caliços, podendo a intervenção ocorrer durante o horário de componente letiva, entre as 9h00 e as 17h00.

O apoio traduz-se num conjunto de sessões individuais, de frequência semanal ou bissemanal, com a duração máxima de 45 minutos. Periodicamente, são comunicados ao encarregado de educação os resultados do acompanhamento, orientações e procedimentos a adotar. Em todas as situações, o educador de infância ou o professor serão contactados no sentido de comunicar os resultados da avaliação e os objetivos da intervenção. Este contacto é feito com regularidade, visando prevenir situações de risco latente bem como reforçar as estratégias para uma intervenção eficaz.

Para mais informações, os interessados têm ao dispor os seguintes contactos: telefones 289 599 692 e 289 590 218 ou endereços eletrónicos vania.fernandes@cm-albufeira.pt/ e maria.sousa@cm-albufeira.pt.

You may also like...

Deixe uma resposta