Consultório do Consumidor/DECO | “O projeto ‘Alimentar Sem Desperdiçar’ está a terminar, mas o trabalho nesta área vai continuar?”

Delegação Regional do Algarve


A DECO INFORMA…
A DECO Algarve esteve, nos últimos meses, no terreno com o projeto ‘Alimentar sem Desperdiçar’ com o objetivo de ajudar a comunidade a identificar os fatores que aumentam o desperdício alimentar, promovendo sempre a informação de que as perdas relacionadas com o desperdício alimentar representam um forte impacto ambiental, económico e social.

Porque o desperdício alimentar não deve ser visto, ou abordado, de forma isolada, mas sim trabalhado de forma combinada com mudanças na dietas e adoção de práticas de produção agrícolas mais sustentáveis e se é na alimentação que reside a nossa maior pegada ecológica, então as escolhas diárias podem fazer a diferença.
Além da redução do desperdício alimentar, existem outros cuidados que o consumidor pode ter quando planeia as refeições, faz as suas compras ou mesmo quando come fora de casa. Com pequenos gestos na rotina podemos ajudar a conservar alguns dos recursos mais importantes do planeta.

Foi com este propósito que decorreram as 19 sessões informativas realizadas ao longo do projeto, uma vez que foram estruturadas para apoiar o consumidor a fazer melhores escolhas de consumo, capacitando-o para uma tomada de decisão mais responsável e consciente do ponto de vista económico e ambiental. Envolvemos 250 consumidores nestas sessões informativas.

Esta iniciativa contou com o apoio financeiro do ACCIONAD-ODS, que é cofinanciado pelo EP-Interreg V Espanha Portugal (POCTEP). Este promove um quadro de cooperação institucional transfronteiriça entre organizações e instituições da Andaluzia Ocidental, Extremadura (província de Badajoz e Cáceres) e as regiões do sul de Portugal do Algarve e Alentejo.

Para mais informações sobre esta iniciativa, os interessados podem contactar a DECO Algarve através do e-mail deco.algarve@deco.pt ou do telefone 289 863 103.

You may also like...

Deixe uma resposta