COVID-19: Turismo do Algarve cria guia ‘Clean & Safe’

A Região de Turismo do Algarve (RTA) está a desenvolver o ‘Manual de Boas Práticas – Algarve Clean & Safe’, um documento-base que reúne orientações específicas para alojamento, restauração e similares, marinas e portos de recreio, concessões de praia, golfes, parques aquáticos, empresas de animação turística, parques de campismo e autocaravanismo, rent-a-car, agências de viagens. O objetivo é apresentar medidas que reforcem a segurança do destino e a confiança de turistas, trabalhadores do setor e residentes.

Elaborado em parceria com as associações das respetivas áreas de atividade turística, este manual será partilhado em breve com autarquias, autoridades de saúde, forças e serviços de segurança e entidades licenciadoras e fiscalizadoras, numa primeira fase, para que as normas que estas organizações venham a definir tenham como base comum o conhecimento e contributos dos principais intervenientes do setor turístico.

As recomendações presentes neste documento são um complemento ao selo ‘Clean & Safe’ desenvolvido pelo Turismo de Portugal, cuja finalidade é reconhecer as empresas do setor do turismo que cumpram as recomendações da Direção Geral da Saúde para evitar a contaminação dos espaços com o novo coronavírus.

Esta iniciativa junta-se a um conjunto de ações promovidas pela RTA para apoio aos empresários. Entre estas está a sessão de esclarecimento online, que decorre amanhã (dia 29), entre as 10h00 e as 11h30, pensada em conjunto com o Centro Distrital de Faro da Segurança Social, sobre o tema ‘Medida Extraordinária de Apoio à Manutenção dos Contratos de Trabalho (Layoff) – Sinopse do enquadramento legal & Instruções de submissão’.

Neste contexto, o Gabinete de Apoio ao Empresário da RTA e os municípios do Algarve realizam um ciclo de sessões de esclarecimento online dirigidas aos empresários do setor turístico locais sobre a ‘Linha de apoio à tesouraria (COVID-19) – microempresas do turismo’, disponibilizada pelo Turismo de Portugal e cuja dotação ascende aos 60 milhões de euros.

A primeira destas sessões decorreu esta terça-feira, 28 de abril, em parceria com o município de Monchique, sendo que estão agendadas as próximas para Aljezur no dia 30 abril, às 10h00, Lagoa a 4 maio, às 10h00, Faro a 5 maio, às 10h30 e Albufeira, em data a ser anunciada em breve.

Foi também realizada, em parceria com a TOUR10, uma ação de formação online para Agências de Viagens e Turismo sobre o Algarve enquanto destino de aposta dos portugueses para as férias de verão. Uma ação que contou com cerca de 500 agentes de viagem portugueses e espanhóis.

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