‘De Nós para Nós’ coloca cuidadores em rede

O programa ‘De Nós para Nós’, do Espaço Integrar, promovido pela Câmara Municipal de Albufeira, já é frequentado por 36 pais e cuidadores.

Neste ano, o encontro acontece nas primeiras e terceiras sextas-feiras de cada mês e um dos objetivos do programa foi criar uma rede de munícipes com situações semelhantes na área da educação e cuidado de crianças e jovens com deficiência. O programa está a dar uma resposta cabal à população de Albufeira, nacional e migrante, refere a autarquia.

O Espaço Integrar, da responsabilidade da Câmara Municipal e localizado no Parque Lúdico, continuará, este ano, a acolher encontros de pais e cuidadores de crianças portadoras de deficiências. Estes encontros, que têm a designação ‘De Nós para Nós’, foram alargados a dois dias em cada mês, dado o aumento da procura dos munícipes.

Neste momento, o objetivo desta iniciativa encontra-se concretizado, conforme assegura a autarquia. Isto porque, a intenção era criar uma rede de apoio entre estas pessoas e, em pouco tempo, os responsáveis notam que existe uma dinâmica que vai além dos momentos de encontro.

Sendo que o concelho tem mais de 250 crianças com problemas de ordem física ou neurológica a frequentarem as escolas, existem também jovens adultos e crianças em idade pré-escolar que, não estando a frequentar estabelecimentos de ensino, necessitam muitas vezes de apoio e encaminhamento, algo que o programa ‘De Nós para Nós’ consegue proporcionar.

São encontros onde os pais e cuidadores destas crianças e jovens podem falar dos seus problemas, dúvidas e angústias, trocar experiências e, acima de tudo, não se sentirem sós.

No decorrer dos encontros, os responsáveis percebem que há, no caso de cuidadores e pais migrantes, uma contínua procura numa vida melhor. “Muitas vezes, estes vêm trabalhar para Albufeira com crianças a quem lhes foi diagnosticada uma perturbação ou uma deficiência, e sentem-se desamparados quer por estarem num país estrangeiro, quer por terem um filho com problemas”, explica a autarquia.

Com estes encontros, o município faculta informações sobre os direitos que têm, quais os serviços e apoios sociais que existem, bem como os procedimentos para aceder aos mesmos.

Os interessados podem obter mais informações contactando a autarquia por telefone (289 599 684 ou 289 246 907) ou por email (integrar@cm-albufeira.pt ou monicarita.silva@cm-albufeira.pt).

You may also like...

Deixe uma resposta