Desfibrilhador na via pública salva vida a jovem em Albufeira

Foi no passado sábado, dia 14, cerca das 13h00, que um jovem de 21 anos, viu a vida a ser-lhe  restituída, graças aos DAE – Desfibrilhadores Automáticos Externos, existentes em Albufeira.  

O jovem, natural de Famões (Odivelas), encontrava-se numa piscina particular em Santa Eulália, quando  sofreu uma paragem cardiorrespiratória. Civis presentes iniciaram manobras de reanimação,  recolheram e usaram o DAE da respetiva zona, e acionaram o 112. 

Esta foi a primeira vez que um equipamento DAE foi usado com sucesso por civis numa situação  concreta, tendo assim assegurado a vida a este turista.  

Refira-se que o Município de Albufeira possui 23 DAE’s nas ruas e mais nove móveis (em viaturas dos  Bombeiros, Proteção Civil, Polícia Municipal e GNR), tendo sido o primeiro Município da região a ter  DAE’s na rua (desde o início de 2018). 

Os equipamentos DAE estão em cabines especialmente preparadas para o efeito e sinalizadas, junto a  edifícios âncora, nomeadamente, algumas estruturas municipais, e em locais com grande afluência de  pessoas. Entre outras localizações, os DAE’s encontram-se na Rua do Município (em frente à Câmara  Municipal), Pavilhão Desportivo de Albufeira / Estádio Municipal, Piscinas Municipais/ Campos de  treinos do Imortal F.C./ Quinta da Palmeira, Av. Sá Carneiro (Oura), Avenida da Liberdade (Farmácia  Alves Sousa), Av. 25 de Abril (Posto da GNR na Baixa da cidade), Miradouro do Pau da Bandeira, Freguesia de Ferreiras (rotunda), Freguesia da Guia (junto à capela), Freguesia de Olhos de Água (antiga  Junta de Freguesia) e Freguesia de Paderne (Praça Nova). 

You may also like...

Deixe uma resposta