Feriado Municipal de Portimão assinala 97 anos de elevação a cidade

in Portimão Jornal nº38


A Câmara de Portimão assinala o Feriado Municipal com algumas ações que se iniciam já este domingo, 5 de dezembro, e que se estendem até dia 11, data que celebra o 97º aniversário da elevação a cidade. À data do fecho desta edição, a programação ainda não estava fechada, mas ao que o Portimão Jornal apurou será divulgada em breve.

Há diversos momentos oficiais que merecem destaque, como é exemplo aquele que abre estas comemorações e que reconhece a prática do voluntariado e daqueles que, sendo elementos da comunidade, ajudaram a ‘lutar’ contra a covid-19.

Assim, terá lugar a atribuição do Prémio Municipal do Voluntariado, no dia 5, às 15h00, no Museu de Portimão, após a apresentação de todos os projetos que se candidataram. Estão ainda previstos os testemunhos de pessoas que fizeram voluntariado durante a pandemia, bem como uma homenagem às associações e cidadãos que ajudaram a sociedade nessa altura.

Prémio literário e revista
Outro dos destaques destas comemorações, mas no âmbito da cultura, será a apresentação da obra vencedora do Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes, na Biblioteca, no dia 7, às 18h30, com a participação online do autor. Ainda na área cultural está agendado para o mesmo local o lançamento da ‘Meridional, Revista de Estudos do Mediterrâneo’, pelo Instituto de Cultura Ibero-Atlântica, a 8 de dezembro, às 17h00.

Já o dia 9 ficará reservado para o reconhecimento do trabalho dos professores com a homenagem a nove docentes que se reformaram no ano letivo anterior. Às 18h00 desse dia, no café-concerto do Teatro Municipal de Portimão (TEMPO), serão apresentados os volumes I e II da Obra Completa de Manuel Teixeira Gomes e a segunda edição da biografia deste histórico portimonense, numa sessão que conta com a participação do escritor Nuno Júdice.

A anteceder o Feriado Municipal, no dia 10, está previsto um colóquio sobre ‘Manuel Teixeira Gomes, o político e o diplomata, o escritor e o artista’, no Museu de Portimão, e às 17h00, no mesmo local, a inauguração das exposições ‘As Cores da Viagem’, de António Carmo, e ‘21ª Corrida Fotográfica de Portimão’.

À noite, às 21h00, terá lugar a ‘Noite de Fados – 97 anos de Cidade’, no TEMPO, com Adriana Marques, Ana Marques, Joana Rato e Pedro Viola como convidado especial. Serão acompanhados pelos músicos Vítor do Carmo e João Vaz, na guitarra portuguesa, José Santana, na viola de fado, e António Correia, no contrabaixo. O espetáculo será transmitido no dia seguinte, às 21h00, nos canais oficiais da Câmara Municipal no Facebook e Youtube.

Feriado Municipal
O Dia da Cidade abre com o hastear da bandeira, às 9h00, no Largo 1º de Maio, nos Paços do Concelho, antecedendo a sessão solene agendada para as 10h30, no Salão Nobre, com as intervenções de Isabel Guerreiro, presidente da Assembleia Municipal, e Isilda Gomes, presidente da Câmara. Nesta cerimónia haverá espaço, de novo, para reconhecer os cidadãos que ajudaram durante o tempo de pandemia.

Às 16h00, no TEMPO, decorre a Gala do Desporto, com homenagem aos campeões portimonenses na época 2020/2021, seguindo-se, às 17h00, na Biblioteca Municipal, a apresentação da obra ‘No Centro do Vulcão, Os Segredos da Guerra Civil de Angola e da Fundação da Resistência Nacional Moçambicana’, pelo historiador Pedro Pereira e intervenção do co-autor ex-jornalista António Barreiros. Algumas destas ações implicam o uso obrigatório de máscara e apresentação de certificado digital covid-19.

Associações também celebram
No âmbito da programação estão ainda previstas diversas iniciativas de associações e clubes locais. É o caso do II Mini Hóquei, no Pavilhão Desportivo dos Montes de Alvor, no dia 5, das 14h00 às 18h00, de um ‘peddy paper sénior’, no Pavilhão Desportivo da Boavista, no dia 7, às 9h30, aulas abertas de várias modalidades e uma caminhada na Ria de Alvor, no dia 10, entre as 9h00 e as 10h00, organizada pela Associação Cultural e Recreativa Alvorense.

Está ainda programado um passeio do Dia da Cidade, organizado pelo Centro de Ciclismo de Portimão, um torneio de petanca, um passeio guiado de BTT e outro de motas e uma regata. As celebrações encerram com um Concerto pela Orquestra Sinfónica do Algarve, no dia 12 de dezembro, às 17h00, na Igreja da Penina.

You may also like...

Deixe uma resposta