Fortaleza de Sagres acolhe vários eventos culturais
A Fortaleza de Sagres celebra o aniversário de atribuição da Marca do Património Europeu ao Promontório de Sagres com a performance A_Live, no dia 2 de dezembro, pelas 15h00, no Centro Expositivo.
O Promontório de Sagres recebeu a distinção em 2015, enquanto lugar de memória associado à génese do movimento de abertura da Europa ao Mundo e também pela riqueza da paisagem cultural que lhe está associada.
A_Live (improvisação, dança e música) cria um espaço de comunicação entre corpo, voz e um instrumento musical, neste caso, o violoncelo de António Bento. A performer ananeto deixa-se levar pela voz e dança-a, enquanto ocupa o espaço do violoncelo como sua pele. Diferentes momentos separados pelo silêncio, mudam de lugar, encontram o seu espaço, enquanto os corpos da dança e da música se entrelaçam.
A_Live é um projeto promovido pela corpodehoje Associação Cultural e tem a conceção, direção artística e interpretação (dança e voz) de ananeto (Ana Borges) e o violoncelo de António Bento.
Entretanto, no dia 4 de dezembro, pelas 16h00, terá lugar no Centro de Arte Contemporânea da Fortaleza de Sagres uma conversa aberta ao público com o artista plástico XANA, integrada no “Alfa-be-tos, modos de usar”, projeto educativo dinamizado pela artista plástica Susana de Medeiros.
O projeto integra ainda a dinamização de um conjunto de oficinas educativas dirigidas à comunidade escolar de Vila do Bispo, com recurso, maioritariamente, ao desenho e à colagem, partindo das obras patentes na exposição temporária “Desenho, Construção e Vertigem” (curadoria de Mirian Tavares e Pedro Cabral Santo – CIAC-UALG). Pretende-se potenciar a criação de espaços de diálogo e de experimentação entre as obras (em exposição) do artista, o seu universo criativo e a comunidade escolar e o público em geral.
A exposição “Desenho, Construção e Vertigem” encontra-se patente no Centro de Arte Contemporânea da Fortaleza de Sagres até ao dia 14 de dezembro.
Por outro lado, revela a Fortaleza de Sagres, a estreia do documentário “Sagres e a sua Fortaleza” tem data agendada para dia 7 de dezembro, pelas 16H00, no auditório da Fortaleza de Sagres.
O documentário tem a realização de Ana Medeira, guião e textos de Fúlvia Almeida e música e som de Diogo Russo.
Todas as atividades culturais integradas no programa Fortaleza Cultural 2024 são de entrada gratuita.