Instalações do Instituto Piaget em Silves acolhem populações de risco
A Escola Superior de Saúde Jean Piaget do Algarve, instalada no ‘campus’ de Silves do Instituto Piaget, foi transformada em tempo recorde em zona de acolhimento a pessoas de risco no atual combate à pandemia do Covid-19. Com as atividades letivas suspensas, aquele espaço académico foi equipado, numa primeira fase, com 50 camas, com a possibilidade de reforço de mais camas em caso de necessidade.
Os primeiros ocupantes reinstalados na ZAP residiam num apartamento em Armação de Pera, tendo sido tomada esta decisão pelas Autoridades de Saúde, após a suspeita de um caso com Covid-19.
A cedência das instalações do Instituto Piaget em Silves surge na sequência da decisão da autarquia algarvia de criar três zonas de apoio à população (ZAP), antecipando cenários de que é melhor estar preparado para o pior, de forma a permitir uma resposta rápida. Além das instalações da Escola Superior de Saúde Jean Piaget foi decidido criar mais duas ZAP, uma em Pera e outra em Armação de Pera, num total de 180 camas.
Os espaços permitem acolher grupos específicos da população que necessitem de ficar em isolamento (nomeadamente para apoio a lares de idosos) e acolher e apoiar, se necessário, elementos das forças da Proteção Civil e do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A proximidade do ‘campus’ académico ao Centro de Saúde de Silves foi um fator tido em conta na sua transformação numa variante de um hospital de campanha, tanto mais que o Centro de Saúde passou a ter a funcionar um centro de apoio à comunidade, na área onde funcionavam as urgências, integrado na rede da ARS Algarve. Diferentemente dos hospitais de campanha tradicionais, houve a preocupação de garantir algum conforto adicional a quem ali tiver de permanecer, com a autarquia e outras entidades locais a mobilizarem-se para assegurar camas em condições, roupas e algum mobiliário extra, como sofás.
Nos últimos dias, estudantes e diplomados das várias licenciaturas (Enfermagem, Fisioterapia e Osteopatia) que são ministradas na Escola têm-se oferecido como voluntários para colaborar nas operações de assistência à população, caso seja necessário.