Investidos cerca de 885 mil euros nas praias de Albufeira

Reunidos na passada terça feira, dia 12, estiveram cerca de uma centena de concessionários de praia, para além das presenças de José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal, Rogério Neto, vereador responsável pelas praias, Élia Cabrita da APA/ARH – Agência Portuguesa do Ambiente/Administração da Região Hidrográfica, Jorge Azevedo, da ANSA – Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira, comandante António Coelho, dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, tenente Diogo Gonçalves, da GNR (Comando Distrital Albufeira), Proteção Civil, capitão Santos Arrabaça, comandante do Porto de Portimão e o tenente Augusto Rebola, da Delegação Marítima de Albufeira.

Sobre a transferência de competências, Rogério Neto disse aos presentes que a Câmara Municipal de Albufeira já analisou a questão “e concluiu que estão reunidas as condições para a concretização da transferência de competências já neste ano de 2019”, pelo que “já enviamos um ofício a informar desta decisão à APA e à Autoridade Marítima”. Pela APA/ARH, Élia Cabrita disse estarem sempre disponíveis para colaborarem com a Câmara Municipal de Albufeira.

Por seu lado, o Capitão Augusto Rebola, da Delegação Marítima de Albufeira, salientou a importância de trabalhar melhor os “planos integrados”, nomeadamente com os nadadores salvadores, e o comandante António Coelho, dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, de haver mais recursos, quer humanos, quer materiais (ambulâncias), por parte do INEM, regozijando-se todavia pelo facto da época balnear passada não ter registado qualquer vítima mortal nas praias do concelho. No que concerne a algumas queixas sobre venda ambulante junto das praias, Rogério Neto esclareceu que na época balnear de 2018 apenas estiveram licenciados oito vendedores. Aquele responsável adiantou ainda que para a próxima época balnear, essas vendas ocorrerão em quiosques destinados a esse efeito.

Aquele responsável apontou também os mais recentes investimentos feitos nas praias de Albufeira, na ordem dos 884.500,00 euros, nomeadamente: reparação do muro e rampa da Praia de Olhos d’Água (140.000,00 euros), manutenção e reparação de passadiços e estruturas (48.000,00 euros), melhoramentos das acessibilidades às Praias com galardão de Praia Acessível, tendo em conta a mobilidade reduzida de alguns utentes (75.000,00 euros), limpeza de arribas (18.000,00 euros), aquisição de três viaturas todo-o- terreno para recolha de resíduos (90.00,00 euros), aquisição de três tractores com máquina de limpeza de praias (380.000,00 euros), aquisição de uma máquina pequena para limpeza das praias (45.000,00 euros), aquisição de materiais e equipamentos, como caixotes, cinzeiros e outros (70.000,00euros), manutenção de painéis informativos (5.000,00 euros), candidatura à Bandeira Azul (12.000,00 euros) e ainda um WC para a Praia de Santa Eulália (1.500,00 euros). Entretanto, serão iniciados em breve os projectos para construção de passadiços e miradouros em vários locais do litoral de Albufeira.

O presidente do Município, José Carlos Rolo, deu os parabéns a todas as forças presentes, “pela excelente época balnear do ano de 2018” e alertou que “a segurança tem que continuar a ser um fator primordial, para que continuemos a liderar a preferência dos turistas, seja ela no mar, no areal, na rua ou nos estabelecimentos hoteleiros. A criação de passadiços e miradouros por toda a área costeira será uma aposta nossa, no sentido de trazer mais pessoas à praia fora da época balnear”.

Outro ponto que o autarca focou foi a dos recursos humanos: “nós gostaríamos de premiar os nossos funcionários pela assiduidade, pontualidade, pelos seus méritos, mas não o podemos fazer, isso depende da administração central; e nessa linha, também não decidimos o valor das remunerações, gostaríamos que fosse mais elevado; temos, por isso, grande falta de recursos humanos. Como tal, vamos abrir concurso para que tenhamos mais pessoas na vigilância e limpeza das praias. Esperemos que sim. Temos actualmente uma equipa pequena, mas muito eficaz e queremos reforçá-la mais”. Neste capítulo, refira-se que foram retirados em 2018 cerca de 377 toneladas de resíduos das praias, pelas equipas do Município.

“As praias são o maior trunfo que Albufeira possui, são um dos factores mais importantes para a actividade turística, sendo direta e indiretamente o maior fator da economia local, o que nos obriga a todos a estar alinhados em matéria de qualidade”, concluiu por fim, Rogério Neto.

You may also like...

Deixe uma resposta