João Vasconcelos sai do Parlamento

Texto: Jorge Eusébio, in Portimão Jorna nº38


Ao contrário do que aconteceu nas duas últimas eleições para a Assembleia da República, desta vez o nome de João Vasconcelos não vai figurar como número um da lista do Bloco de Esquerda pelo Algarve nas Legislativas do próximo dia 30 de janeiro.

O seu ‘substituto’ é o eurodeputado José Gusmão, economista, de 45 anos e natural de Lisboa. O Bloco de Esquerda assumiu publicamente que a mudança de protagonistas decorre da decisão tomada por João Vasconcelos de não se candidatar.

Para além de José Gusmão, o partido também já divulgou dois outros membros da lista pelo Algarve: Igor Gago (nº2) e Sandra da Costa (nº3).
Uma das últimas iniciativas que João Vasconcelos teve como deputado foi apresentar mais uma proposta de abolição de portagens na Via do Infante, que foi chumbada.

Esta é uma luta antiga do parlamentar algarvio que, integrado na Comissão de Utentes da A22, organizou muitas marchas lentas e outros protestos contra as portagens.

Aliás, em dezembro de 2013, enquanto ativista por esta causa, chegou a ser expulso do hemiciclo. Na altura, foi como simples cidadão assistir ao debate e votação de iniciativas da oposição que tinham como objetivo acabar com esse ‘imposto’ que é cobrado aos automobilistas que circulam na principal via de comunicação da região.

As propostas foram rejeitadas, João Vasconcelos e outros algarvios que se encontravam nas galerias, manifestaram o seu descontentamento e acabaram por ser expulsos.

Cerca de dois anos mais tarde, acabaria por voltar ao Parlamento, agora na condição de deputado, e continuou a sua batalha, tendo apresentado ou subscrito um total de 15 propostas sobre o assunto.

Com a decisão de não voltar a ser o rosto do Bloco em eleições legislativas fecha-se um ciclo na vida política de João Vasconcelos que, recentemente, também deixou de ser vereador na Câmara de Portimão, cargo que exercia desde 2013.

Neste caso, a saída não foi por vontade própria, mas decorreu dos fracos resultados que o seu partido obteve nas últimas eleições autárquicas.

You may also like...

Deixe um comentário