Lagoa entre os melhores municípios na eficiência financeira

Lagoa arrecadou o terceiro lugar do ranking da lista dos concelhos de média dimensão (entre 20 mil a 100 mil habitantes) de todo o país, no que diz respeito à eficiência financeira, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, que acaba de ser apresentado. 

O município de Lagoa volta a destacar-se na área da eficiência financeira, referente ao exercício de 2021, tendo arrecadado o 3º lugar na lista de município de média dimensão, com 1440 pontos alcançados, ficando atrás de Marinha grande (1510 pontos) e Abrantes (1447), primeiro e segundo lugares, respetivamente. 

Para além de ter alcançado o 3º lugar global na eficiência financeira, entre os municípios de média dimensão, o Município de Lagoa alcançou o 1º lugar, entre todos os municípios portugueses, no índice de maior Independência Financeira (receitas próprias / receitas totais) e o 1º lugar, entre todos os municípios portugueses, no índice de menor dívida total do município.  

Comparativamente com o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, do ano anterior (2020), o Município de Lagoa subiu do 3º para 1º lugar no ranking dos municípios com maior independência financeira, entre todos os municípios portugueses, manteve o 1º lugar no ranking dos municípios com menor índice de divida total, entre todos os municípios portugueses, e baixou do 2º para o 3º lugar na eficiência financeira, entre os municípios Portugueses de média dimensão.  

Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses agora publicado apresenta uma análise económica e financeira das contas dos 308 municípios relativas ao exercício económico de 2021, O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2021 resulta de um trabalho em equipa que envolve dois centros de investigação onde estão integrados os autores: o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e o Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) da Universidade do Minho..

“Estes resultados refletem a gestão rigorosa que fazemos do dinheiro publico. Investindo nas pessoas e no território, mas sem comprometer o futuro dos Lagoenses. É um enorme orgulho para nós continuarmos entre os melhores municípios Portugueses no que à eficiência financeira diz respeito,” considera Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa. 

You may also like...

Deixe uma resposta