Lagoa festeja os Reis e canta as Janeiras

DIA DOS REIS

Os cantares de outrora, para louvar o nascimento do Menino, irão soar pelas ruas da cidade de Lagoa, no próximo dia 9 de janeiro, numa iniciativa que a Câmara Municipal promove em parceria com o Rancho Folclórico do Calvário, através do desfile etnográfico “O caminho dos Reis Magos”.

A iniciativa visa comemorar o Dia de Reis e pretende renascer uma tradição secular, com o envolvimento da comunidade, na salvaguarda do seu património imaterial.

Incluída no programa de atividades da Cidade do Vinho 2016, será revivida a tradição daquelas comemorações com início marcado para as 15h000 no Largo do Auditório Municipal, de onde partirão os três Reis Magos a cavalo e os grupos de cantares que, em cortejo, seguirão até ao Largo 5 de outubro, para oferecerem as prendas ao Menino.

De seguida, os grupos entoarão os tradicionais cânticos de Boas Festas e de Reis – mais conhecidos por Janeiras – no coreto.

As comemorações terminarão por volta das 20h00, com um beberete onde serão servidos os tradicionais doces da época, queijos, enchidos e vinhos da região.

You may also like...

Deixe uma resposta