Lagoa no topo nacional da eficácia e eficiência financeira

A Câmara de Lagoa é a segunda classificada no ranking de eficácia e eficiência financeira entre os concelhos de média dimensão a nível nacional (entre 20 mil a 100 mil habitantes), de acordo com o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses apresentado este mês relativo ao ano de 2020.

É ainda o quarto melhor entre todos os concelhos portugueses, de grande, média e pequena dimensão. Uma boa notícia para um concelho que, assim, se mantém na linha dos bons resultados obtidos nos últimos anos.

Além destes resultados, Lagoa destaca-se ainda como o município com melhor índice de dívida total, entre todos a nível nacional, além de ser o terceiro com a maior independência financeira na lista geral, que integra concelhos de todas as dimensões.

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses relativo a 2020 atribui a pontuação mais elevada ao concelho de Abrantes, com 1497 pontos, seguido de Santa Maria da Feira, com 1475. Em terceiro lugar aparece Sintra, com 1469, e em quarto lugar Lagoa, com 1467 pontos, sendo os melhores na eficácia e eficiência financeira, entre os 308 municípios portugueses.

“Este resultado é o espelho da gestão rigorosa das finanças da autarquia, que tem vindo a ser realizada por este executivo. Alcançar o segundo lugar no ranking de concelhos de média dimensão, bem como o primeiro como o município com melhor índice de dívida total, entre todos os portugueses, bem como o terceiro com a maior independência financeira, num ano difícil como o de 2020, devido à covid-19, só pode ser um motivo de orgulho para todos os lagoenses”, salienta Luís Encarnação, presidente da Câmara local.

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2020 resulta de um trabalho em equipa que envolve o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e o Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) da Universidade do Minho. São integrados na lista geral os concelhos portugueses de todas as dimensões.

You may also like...

Deixe uma resposta