Lagos promove campanha solidária de recolha de roupa para pessoas em situação de sem-abrigo

O Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA) de Lagos promove, ao longo deste ano, duas campanhas solidárias de recolha de vestuário e agasalhos para apoiar Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (PSSA), sendo a primeira em março e a segunda em setembro.

A iniciativa pretende garantir condições mínimas de conforto a quem mais precisa, contando com o envolvimento da comunidade local. Em março, a ação decorre entre os dias 3 e 28, com o objetivo de recolher roupa de verão e outros agasalhos, uma vez que, apesar das condições climatéricas mais favoráveis na primavera e no verão, é essencial proporcionar proteção contra o sol, durante o dia, e garantir conforto durante as noites, que podem ser frias para aqueles que vivem na rua, descreve a Câmara Municipal de Lagos em nota de imprensa.

A campanha é encarada, pela autarquia, como sendo de grande importância, uma vez que, até dezembro, o concelho de Lagos registava um total de 116 pessoas em situação de sem-abrigo, das quais 106 se encontram sem teto (vivendo no espaço público, em abrigo de emergência ou alojamento precário) e 10 sem casa (em alojamentos temporários). Perante esta realidade, a ação reforça a necessidade de apoiar esta população vulnerável e sensibilizar a comunidade para a problemática da exclusão social.

A comunidade é convidada, desta forma, a contribuir, doando roupas e/ou outros artigos essenciais, como t-shirts, sweats, calções, calças, fatos de treino, meias, cuecas, soutiens, toalhas de banho, mantas, sacos de cama, casacos, cachecóis e gorros.

As doações poderão ser entregues no Banco de Recursos Lagos Solidário, situado na Rua José Afonso, Lote 23, Cave B – Lagos, na antiga Loja da Água, às segundas, quartas e sextas-feiras, entre as 15h00 e as 17h00, e às terças e quintas-feiras, entre as 10h00 e as 12h00.

A campanha conta com a colaboração do Banco de Recursos Lagos Solidário, que recebe as doações, e das entidades Movimento de Apoio à Problemática da SIDA e Instituto Fonte Vida, responsáveis pela distribuição dos bens às Pessoas em Situação de Sem-Abrigo.

Os interessados podem obter mais informações através do contacto com o Banco de Recursos Lagos Solidário ou através dos canais oficiais do município de Lagos, disponíveis online.

You may also like...

Deixe um comentário