Lagos reabilita espaços de jogo e recreio

Texto: Jorge Eusébio

A Câmara Municipal de Lagos vai investir quase 150 mil euros (mais concretamente, 149.830 euros) em trabalhos de reabilitação de espaços de jogo e recreio do concelho. A edilidade presidida por Joaquina Matos adjudicou, recentemente, uma empreitada, que consiste, essencialmente, na substituição de pavimentos sintéticos e de peças e componentes dos equipamentos existentes, bem como na reparação de vedações e portões de acesso aos espaços.

O que, no fundo, se pretende é reparar todas as anomalias identificadas, decorrentes do desgaste continuado provocado pelo uso dos materiais, e garantir o funcionamento destes equipamentos em condições de segurança para os seus utentes.

Serão objeto destes melhoramentos 29 espaços de jogo e recreio distribuídos por todo o concelho de Lagos, nos quais estão incluídos 21 parques infantis, cinco skate parques e três parques biosaudáveis. O contrato prevê que os trabalhos fiquem concluídos no prazo de 90 dias.

 

Embelezamento de rotundas

Ainda ao nível de intervenções nos espaços públicos, dentro de algum tempo quem circular na cidade e passar junto a rotundas vai deparar-se com um cenário diferente do que é habitual. Isto porque é intenção da autarquia levar a cabo um projeto de embelezamento das mesmas. Está a ser iniciado o trabalho de conceção que levará à criação de uma base comum, que será instalada em todas as que forem intervencionadas.

Depois, no topo de cada uma delas deverá ser colocada uma peça única relacionada com os Descobrimentos, um dos períodos mais importantes da nossa história e ao qual aquela cidade está associada. De fora deste plano ficarão algumas rotundas que já têm uma individualidade e simbolismos bem definidos, casos, por exemplo, da rotunda das Cadeiras (que se encontra em fase de requalificação) e a das Caravelas.

 

Obras no cemitério novo

O Município de Lagos vai avançar com uma intervenção no cemitério novo, através da qual prevê gastar uma verba que poderá chegar aos 287 mil euros.

A autarquia lançou recentemente o respetivo aviso de abertura de concurso. Uma vez escolhida a empresa que ficará responsável pela obra, esta deverá ficar concluída no prazo máximo de 240 dias.

Vai-se proceder à construção de 60 unidades de decomposição aeróbia (catacumbas), à pintura de muros e portões, à substituição de coberturas de fibrocimento e correção de pavimentos para melhoria da acessibilidade) e à criação de zona de tratamento de ossadas e melhoria das condições de conforto junto às salas mortuárias.

Entretanto, está já a ser elaborado um projeto que visa a ampliação de um outro cemitério do concelho, o de Bensafrim.

You may also like...

Deixe um comentário