Natal com máscaras e sem abraços

Em todos os aspetos 2020 foi um ano atípico, de reinvenção e de novos modos de vida, incluindo a celebração de datas importantes. Por esta razão, o Natal e o ‘Réveillon’ não serão a exceção à regra.

Apesar de ainda não haver uma confirmação oficial, as comunicações do Governo nas últimas semanas em tudo indicam que esta quadra será ‘despida’ de festas e iniciativas na rua, sem proximidades e com condicionantes. A festa da família e a comemoração de um novo ano, que todos esperam que seja muito melhor que o agora termina, terão de ser reduzidas ao mínimo de pessoas.

Por isso, diversas Câmaras Municipais já indicaram que somente a Iluminação de Natal se manterá para, pelo menos, dar algum alento à população. A maioria iniciou novas campanhas que pretendem incentivar os consumidores a comprar no comércio local para ajudar os empresários da terra que sofrem as dificuldades económicas provocadas pela covid-19.

Quanto à passagem de ano, que costuma ser festejada ao ar livre, ao som de concertos e a assistir aos espetáculos pirotécnicos, ainda não há certezas. No entanto, os novos tempos pedem que não haja excessos nem ajuntamentos na rua, por isso as festas devem ser canceladas.

Sugestão elaborada pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão
A Algarve Vivo desafiou os futuros profissionais do setor a elaborar uma refeição inspirada na quadra natalícia que os leitores possam confecionar em casa.

A proposta de entrada, prato principal e sobremesa com bebida a acompanhar, foi idealizada por docentes e alunos da escola, tendo contado com a parceria do Mercado Municipal de Portimão que disponibilizou os ingredientes utilizados.

A intenção é utilizar o que é produzido localmente, combinando-os com os sabores típicos de Natal. A apresentação, essa, é digna dos restaurantes de luxo e demonstra a qualidade exigida no que sai daquela cozinha.

Filhó de Abóbora

Ingredientes
3 cl de medronho
2,5 cl licor de alfarroba
2 cl de xarope de abóbora
3 cl shrub de laranja, cenoura e manjericão
Gelo
Canela em pó q.b.

Preparação
Começa-se por agitar a clara de ovo num shaker até emulsionar, adiciona-se 3 cl de medronho, 2,5 cl licor de alfarroba, 2 cl de xarope de abobora, 3 cl shrub de laranja, cenoura e manjericão. Agitar vigorosamente no shaker com gelo, verter para o copo previamente refrescado e polvilhar com canela em pó.


Aveludado de Coentros com Almôndegas de Bacalhau

Ingredientes
Para o Aveludado
2 lt de água da cozedura do bacalhau
250 gr de lombo de bacalhau
50 gr de coentros
950 gr de batata descascada
350 gr de cebola cortada em meias luas
85 gr de alho laminado
100 ml de azeite
1 folha de louro
Sal q.b.

Para as Almôndegas
250 gr de lascas de bacalhau cozido
460 gr de batata cozida com pele (retirar a pele depois da cozedura e passar no passe vite)
100 gr de cebola picada
15 gr de alho picado
13 gr de salsa picada
40 gr de aletria

Preparação do Aveludado
Num tacho, colocar dois litros de água, o bacalhau, o alho, a cebola e o louro a cozer aproximadamente dez minutos. A seguir, retirar o bacalhau do caldo, passá-lo pelo passador, lascar o bacalhau e reservar. Em lume brando, fritar o alho em azeite, incorporar a cebola e deixar fritar lentamente. Juntar o caldo da cozedura do bacalhau e a batata, deixando cozer durante 20 minutos. Retificar os temperos. Por fim, juntar os coentros e triturar tudo.

Preparação das Almôndegas
Juntar todos os ingredientes, exceto a aletria. Após todos os ingredientes terem sido bem misturados fazer pequenas bolas. Partir a aletria e panar as bolas na aletria, levando ao congelador para ganhar firmeza. Fritar em azeite.


Polvo com Pimentos e Esmagada de Batata Doce

Ingredientes Para o Polvo
2 kg de polvo
100 ml de vinho tinto
2 dentes de alho
4 pauzinhos de coentros
1 folha de louro

Para a Esmagada de Batata Doce
2 kg de batata doce
150 ml de mel
2 gr de canela em pó
250 gr de manteiga

Para a cebola roxa caramelizada
1 kg de cebola roxa em meias luas
60 ml de vinagre balsâmico
100 gr de manteiga
40 gr de açúcar mascavado
50 ml de azeite

Para os pimentos vermelhos
1 kg de pimento vermelho
1 cebola média picada
1 colher de sopa de alecrim picado
100 ml de azeite
Sal q.b
Pimenta q.b

Para o azeite de ervas
150 ml de azeite
10 gr de coentros picados
10 gr de salsa picada
12 gr de alho picado

Preparação do Polvo
Numa panela colocar o alho, o louro, o vinho tinto e os coentros, o polvo congelado e tapar. Deixar cozer aproximadamente 50 minutos. Ao fim deste tempo verificar se está bem cozido e, caso não esteja, colocar mais tempo até que esteja tenro.

Preparação da Esmagada de Batata Doce
Assar a batata doce no forno a 160º durante aproximadamente 50 minutos. Descascar e esmagar a batata com um garfo. Num tacho, misturar a manteiga, o mel e a canela e dissolver. Em seguida, misturar a batata e envolver bem.

Preparação da cebola roxa caramelizada
Aquecer uma frigideira antiaderente e colocar a cebola em meias luas, colocar um pouco de azeite e começar a caramelizar. Quando a cebola estiver com uma boa cor, juntar a manteiga e o açúcar e dissolver bem. Por fim, juntar o vinagre balsâmico e reduzir no mínimo 5 minutos.

Preparação dos pimentos vermelhos
Assar os pimentos vermelhos, retirar a pele, cortar em tiras e reservar. Numa frigideira antiaderente colocar o azeite, a cebola e o alecrim. Fritar bem a cebola e, por fim, juntar os pimentos e envolver bem. Retificar o tempero.

Preparação do Azeite de ervas
Colocar os 150 ml de azeite numa panela pequena e levar ao lume até o azeite ficar quente. O azeite não pode estar demasiado quente para não queimar o alho e as ervas. Juntar os coentros, salsa e alho picados no azeite e retirar do lume. Estará pronto a servir.


Tronco de Natal com Sabores Algarvios (4 pessoas)

Ingredientes Para o Pão de Ló de Alfarroba
6 gemas
3 ovos
125 gr de açúcar
55 gr de farinha
10 gr de farinha de alfarroba

Para o Creme de Chocolate
100 gr de natas
100 gr de chocolate de leite
ou chocolate negro
100 gr de manteiga sem sal

Para o Recheio de Laranja
150 gr de leite
100 gr de sumo de laranja
20 gr de amido de milho
50 gr de açúcar
2 gemas

Preparação do Pão de Ló de Alfarroba
Começar por pré-aquecer o forno a 180ºC e forrar um tabuleiro médio com papel vegetal siliconizado. Juntar as gemas, os ovos e o açúcar na batedeira e bater bem até ficar com uma consistência cremosa e uma cor esbranquiçada. Peneirar a farinha e a farinha de alfarroba e envolver lentamente no preparado anterior com a ajuda de um salazar. Depois de tudo bem homogeneizado, verter para o tabuleiro e alisar a massa com uma espátula de forma que a massa fique uniformemente espalhada por todo o tabuleiro. Levar ao forno a cozer por aproximadamente 10 a 15 minutos. Depois de cozido deixar arrefecer completamente.

Preparação do Creme de Chocolate
Começar por fazer uma ganache de chocolate, levando ao lume as natas até ferver. Colocar o chocolate picado numa taça e verter as natas fervidas. Deixar repousar 2 minutos e mexer energeticamente até incorporar. Deixar arrefecer à temperatura ambiente. Bater na batedeira a manteiga a temperatura ambiente até ficar com uma textura de pomada e uma cor esbranquiçada. Incorporar a ganache já arrefecida na manteiga de forma a ficar um creme suave e liso.

Preparação do Recheio de Laranja
Ferver o leite juntamente com o sumo de laranja. Numa tijela à parte juntar as gemas e o amido de milho previamente dissolvido no açúcar. Mexer bem para homogeneizar. Adicionar o leite fervido em fio sempre a mexer para não cozinhar as gemas. Levar de volta ao lume sempre a mexer durante 5 a 7 minutos até engrossar e cozer o creme. Deixar arrefecer completamente.

You may also like...

Deixe uma resposta