Nova Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão inaugurada em dezembro

As obras na antiga cadeia de Portimão, junto ao Estádio Municipal, estão terminadas, faltando apenas alguns pormenores a nível de equipamento para que a Escola de Hotelaria e Turismo (EHT) de Portimão possa ser inaugurada no próximo mês, conforme apurou o Portimão Jornal.

De um estabelecimento prisional, aquela infraestrutura passará a ser a ‘segunda casa’ para os alunos que frequentam a EHT, dando-lhes muitas mais condições do que aquelas que têm na atualidade, no edifício da Pedra Mourinha.

O projeto da intervenção de cerca de 2,3 milhões de euros, agora concluído, tinha sido apresentado em setembro de 2021 por Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, que prometeu, na altura, caso ainda fosse governante, participar na inauguração. Tinha destacado a “relação umbilical entre a tutela e as escolas, pois o turismo é um setor de pessoas para pessoas”.

“Muitas vezes, preocupamo-nos muito mais com quem nos visita e esquecemos os empresários e trabalhadores, aqueles que criam este setor”, admitia, defendendo que era necessário mudar o ‘chip’ e pensar que Portugal devia ser o ‘melhor destino turístico a capacitar pessoas, a exportar e importar talento”, continuando a apostar na formação, referiu.

E a verdade é que têm saído grandes talentos desta Escola de Hotelaria, por isso esta intervenção, que foi executada no último ano, assume uma maior dimensão na formação dos futuros profissionais. Será um espaço muito mais amplo e moderno, com maior centralidade, que poderá atrair mais jovens a seguirem esta opção de percurso escolar.

Na Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão há mais de 160 alunos de vários cursos, como Cozinha, Restaurante e Bar, Cozinha e Pastelaria, Gestão de Restauração e Bebidas e Gestão e Produção de Cozinha, sendo que neste novo espaço, conforme tinha sido apresentado em setembro de 2021, terão sido criadas oito salas de aula, duas cozinhas com equipamentos adequados e modernos, laboratórios, bar e restaurante e auditório, prestando melhores condições para o ensino.

O estabelecimento centra-se na formação inicial para jovens que pretendem seguir profissões relacionadas com a hotelaria e turismo, com cursos profissionais, a que podem aceder com o 9º ano, e cursos de especialização tecnológica, a que podem aceder com o 12º ano. Há ainda a vertente de formação de ativos. São também vários os eventos em que participa no regime de prática em contexto de trabalho.

São diversos os projetos que a EHT promove junto dos seus alunos, a par das aulas teóricas e práticas, como é o caso da inovação, sustentabilidade, ambiente ou até empreendedorismo.

You may also like...

Deixe uma resposta