Portimão estreia Semana de Combate ao Desperdício

A Câmara Municipal de Portimão promove a primeira edição da Semana de Combate ao Desperdício Alimentar, entre 2 e 8 de junho.
A iniciativa estreia-se este ano, na altura em que o núcleo local do Banco Alimentar perfaz dez anos de existência e será esta celebração a abrir o programa, a 2 de junho, às 17h00, no armazém situado na Zona Industrial da Coca Maravilhas.

Assim, serão inauguradas as obras de requalificação deste espaço, descerrada uma placa comemorativa e entregue uma viatura elétrica ao núcleo para o transporte de voluntários e da equipa técnica, que foi adquirida com comparticipação da autarquia.

No dia seguinte, entre as 10h00 e as 13h00, será promovido o encontro ‘Combate ao Desperdício Alimentar – boas práticas’, no Teatro Municipal de Portimão, que contará com Nuno Alves, presidente do Banco Alimentar no Algarve, Paula Policarpo, presidente e fundadora da Associação Zero Desperdício, Cristina Ferradeira, diretora de serviços da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, Isabel Ratão, professora do Departamento de Engenharia Alimentar da Universidade do Algarve, e Teresa Diogo, coordenadora de Ambiente Distribuição da Jerónimo Martins. O debate será moderado por Daniela Anastácio, voluntária do Banco Alimentar do Algarve.

Neste encontro será ainda abordado o ‘Desperdício Alimentar em Portugal’, por Iva Pires, professora da Universidade Nova de Lisboa e autora do livro ‘Desperdício Alimentar’, e ‘Unidos Contra o Desperdício’, por Francisco Mello e Castro, coordenador do Movimento Unidos contra o Desperdício, ambos através de participação por vídeo.

Os interessados em assistir a este encontro devem inscrever-se online (https://cm-portimao.pt/encontro-combate-ao-desperdicio-alimentar-boas-praticas).

A 7 de junho, no Dia Mundial de Combate ao Desperdício Alimentar, a Quinta Pedagógica será o espaço escolhido para assinalar a efeméride, a partir de 9h30, com a participação de Nuno Alves e de Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal.

O dia inicia-se com uma aula do programa ‘Exercício e Saúde’, onde participam crianças do Lar da Criança e de idosos dos Centros de Convívio Sénior da Aldeia das Sobreiras e de Portimão. Meia hora mais tarde terá lugar o workshop ‘Reutilização das sobras dos alimentos’, dinamizado pela Associação In Loco, no âmbito do projeto ‘O Prato Certo’, seguido de degustação.

A participação nesta atividade, que contará com o bom humor de João Bota, do Teatro Infantil de Portimão, está aberta à comunidade e é gratuita, devendo as inscrições ser efetuadas por email (saude.cidadania@cm-portimao.pt).

O programa conta ainda com a ação de sensibilização ‘Sandes Zero Desperdício’, pela DUAL, na Escola Básica Eng.º Nuno Mergulhão, no dia 6, e na Escola Secundária da Bemposta, no dia 7.

No dia 8, realiza-se a ‘DUAL Run – Caminhada Solidária’, com partida às 10h00 junto à antiga lota da cidade em direção à Marina. As inscrições podem ser realizadas por email (jcapelinha@dual.pt), custando 1,5 euros para formandos daquela escola e 2,5 euros para a restante população. O valor angariado será doado ao Banco Alimentar do Algarve, instituição que promove, este fim de semana, 28 e 29 de maio, uma recolha de donativos nos supermercados da região.

You may also like...

Deixe uma resposta