Espaço de cowork vai abrir no edifício da antiga Lota de Portimão
A StartUp Portimão comemorou na segunda-feira, 19 de agosto, sete anos de existência nas instalações da incubadora de empresas do município, situadas no Autódromo Internacional do Algarve (AIA). Na ocasião, o presidente da câmara, Álvaro Bila, anunciou a abertura em breve de um novo espaço de cowork na cidade.
Perante dezenas de empreendedores, mentores, parceiros e amigos da incubadora local, o autarca referiu que o novo espaço de cowork funcionará no 1º piso do edifício da antiga Lota e terá uma capacidade estimada de 16 postos de trabalho, traduzindo o reforço da aposta no empreendedorismo.
Álvaro Bila sublinhou a importância para a StartUp Portimão do recém-falecido Paulo Pinheiro, “um jovem portimonense que sonhava construir um autódromo na sua terra e que, desde o primeiro dia, abriu as portas do AIA à incubadora”.
Por seu turno, Carlos Araújo, atual coordenador da StartUp Portimão, apresentou os principais indicadores da atividade realizada desde 2017, com destaque para a passagem pela incubadora de 63 projetos/start-ups, sendo que 40 são alumni e 23 estão atualmente incubados.
“A StartUp Portimão continua com muita vitalidade e procura, sobretudo por parte de empreendedores estrangeiros, originários principalmente do mercado brasileiro, contando atualmente com sete empreendedores estrangeiros em incubação virtual”, garantiu Carlos Araújo.
Do programa do evento fez parte a short talk “As sinergias no Empreendedorismo”, dinamizada por Maria Inês Barra (Faro Avenida Business Center), que sublinhou “as iniciativas dinamizadas pela StartUp Portimão, pois há excelentes projetos portugueses e estrangeiros e temos de estar abertos para novas sinergias, se queremos desenvolver o país e a região”-