Novo espaço desportivo em Lagoa concluído até setembro

A partir de setembro, Lagoa vai dispor de mais um importante espaço de desporto e de lazer para toda a comunidade, ao lado da Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira (ESPAMOL), junto ao bairro Che Lagoense. Um campo de futebol de 7 em relva sintética, com uma bancada, um de basquetebol e outro de futevólei são algumas das valências da nova área. Haverá ainda espaço para um circuito de caminhada ou corrida e estações com aparelhos de ginástica e iluminação em toda a zona. As obras são financiadas pela Câmara Municipal, que investirá 600 mil euros (+IVA) na intervenção que deverá estar pronta no final de agosto, ficando assim disponível para o arranque do novo ano letivo.

A nova área servirá de apoio à ESPAMOL durante o horário letivo, assegurando melhores condições para a prática desportiva dos estudantes, num estabelecimento que conta também com algumas dezenas de alunos integrados na Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE).

Todo o espaço será vedado e terá uma porta de acesso a partir da escola e outra a partir do exterior, que apenas estará aberta depois das 18h00, permitindo, a partir daí, o uso por parte de todo o espaço por clubes, associações e população em geral. Aliás, nas áreas verdes, haverá um circuito de marcha, onde serão criadas seis estações com ginásios de rua destinados à população.

Valorizar a ESPAMOL
Um dos objetivos da intervenção, além de alargar a oferta desportiva do concelho e de proporcionar um novo espaço verde à população, nomeadamente aos residentes do bairro Che Lagoense, é garantir melhores condições à ESPAMOL, segundo explicou ao Lagoa Informa Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal.

“Esta foi uma ideia que surgiu com a intenção de conferir melhores condições para a escola se tornar mais atrativa, de modo a reter os alunos no estabelecimento, principalmente os melhores. Além disso, esta escola tem cerca de 45 alunos UAARE que assim beneficiam também destas novas infraestruturas”, salienta o autarca, que destaca ainda outros benefícios do projeto.

“Além dar melhores condições à escola, vai também aumentar as valências desportivas do concelho. Face à elevada procura que temos, ainda existe uma lacuna para a prática de uma modalidade que, não sendo estratégica para nós, é a que mais se pratica no mundo inteiro e também em Lagoa: o futebol. O novo campo terá todas as condições e estará habilitado para receber jogos oficiais, nomeadamente nos escalões de formação”, assegura.

Além destas razões que justificam a intervenção, Luís Encarnação destaca ainda outras que terão impacto junto da população.

“Queremos também requalificar e oferecer melhores condições de espaço público a um dos bairros mais antigos de Lagoa, que é o da Che Lagoense. Agora passará a ter uma zona verde, de lazer e de prática desportiva. No circuito, os lagoenses podem fazer as suas caminhadas, corridas, fazer ginástica nos aparelhos instalados, e os mais jovens podem jogar basquetebol de rua e futevólei. É um espaço para todas as idades, para a toda a população de Lagoa e do concelho usufruir. São de espaços destes que precisamos e estamos a trabalhar nesse sentido”, sublinha.

O autarca revela ainda que as intervenções neste bairro não vão ficar por aqui e a Câmara Municipal tem previsto proceder ao “enterramento das infraestruturas de eletricidade e telecomunicações, bem como a substituição de condutas da água”.

Os espaços verdes
Esta zona desportiva conta com pequenas áreas verdes ajardinadas e será como que um ‘pontapé de saída’ para o nascer dos verdeiros parques urbanos, previstos para Lagoa e para o Parchal, projetos que Luís Encarnação conta concluir neste mandato.

“A primeira fase do Parque Urbano de Lagoa será no terreno em frente à Escola Jacinto Correia. Depois estamos a negociar com o proprietário do terreno ao lado da escola, para aí construir a segunda fase do parque. A ideia é dar maior dimensão, criando aí uma verdadeira e ampla zona verde. A intenção será também, no futuro, fazer uma ligação pedonal e funcional com esta área desportiva da ESPAMOL, para que todos estes espaços possam estar mais próximos e acessíveis”, explica o presidente da Câmara Municipal.

Campos de padel ainda este ano

Obra prevista para 2021, a construção de quatro campos de padel junto ao Centro Popular de Lagoa (CPL), ‘caiu’ devido a novas exigências da empresa que venceu o concurso. Entretanto, recentemente foi lançado novo procedimento concursal e as obras devem começar ainda este ano. Em simultâneo, está em concurso para a requalificação do pavilhão do CPL, para retirada do amianto, colocação de novo teto e remodelação do interior do espaço para que este possa ficar disponível para treinos dos clubes e associações, depois das 18h00, nas modalidades de luta e artes marciais.


BREVES

Pista de velocidade
Nas extremidades do campo de futebol de 7, que terá também uma bancada para público e iluminação para os treinos dos clubes do concelho, nomeadamente dos escalões de formação, estarão disponíveis ainda outras estruturas desportivas. Serão duas pistas, uma de velocidade e outra de salto em cumprimento.

Basquetebol de rua
Um dos atrativos da zona para o público mais jovem é o campo de basquetebol de rua, que promete ser um espaço de reunião e encontro entre jovens para praticar a modalidade a título lúdico. Uma das particularidades desta área é que terá um design grafitado por um artista do concelho, ainda a definir.

You may also like...

Deixe uma resposta