Obras em reservatório de água no concelho de Lagoa

Foram iniciadas, na semana passada, as obras de requalificação do Reservatório das Sesmarias, no concelho de Lagoa, que representam um investimento de 2,5 milhões de euros. O prazo de execução da empreitada é de 365 dias.

A Câmara de Lagoa diz que esta é “uma das obras mais importantes na área da eficiência hídrica, que irá permitir aumentar a capacidade de armazenamento de água de 600 m³ para 6 680 m³, para além de dotar o reservatório com tecnologia moderna e atualizada”.

A empreitada contempla, a demolição das duas células apoiadas com 250 m³ cada e de uma célula de 100 m³, bem como a construção de duas novas com capacidade de 3 340 m³ cada, ligadas por uma câmara de manobras a construir e o desvio das condutas para a Boavista e Mato Serrão para a estrada principal. As obras irão ainda dotar esta infraestrutura com “equipamento elétrico e eletromecânico adaptado à atual realidade”.

O Reservatório das Sesmarias, que foi construído nos anos 60, abrange uma zona de influência que contempla as zonas de Carvoeiro, Mato Serrão e Sesmarias. “Dada a antiguidade das adutoras que abastecem esta infraestrutura, bem como, a pouca quantidade de reserva face à zona abastecida, ocorre com alguma frequência falhas de abastecimento com tempos que chegam a ser até 12 horas”, refere a câmara.

Assim, afirma edilidade, com “a substituição da conduta adutora das Sesmarias, com a empreitada que está a decorrer, e com a requalificação do Reservatório das Sesmarias, aumentando a capacidade de reserva e dotando-o de tecnologia com capacidade para prever roturas, prevê-se que o problema de interrupção de abastecimento de água, naquela zona do concelho, deixe de acontecer”.

Com o aumento da capacidade de armazenamento, mesmo que ocorra uma rotura, o Reservatório das Sesmarias estará preparado para “continuar a abastecer todos os locais, uma vez que terá autonomia superior a 24 horas”.

“Esta é uma obra de extrema importância para o concelho, no que à eficiência hídrica diz respeito”, considera Luís Encarnação, presidente da câmara.

You may also like...

Deixe um comentário