OPINIÃO | Aulas de grupo: a tendência e oportunidade para um treino divertido

Teresa Candeias | Coordenadora de Aulas de Grupo, Personal Trainer, Group Trainer, in Portimão Jornalº 63


Ouvimos falar em aulas de grupo ou atividades em grupo e a nossa cabeça conduz-nos de imediato para um ambiente social, energético e entusiasta. É curiosa a sua procura nos últimos tempos e a proporção que vai ganhando no mundo do fitness.

Vivemos num momento em que ser ‘fit’ é também uma moda e há mais informação disponível do que nunca sobre o tema. Desde as redes sociais a aplicações, é quase inevitável tropeçar num artigo e/ou recomendação de treinos que prometem os impossíveis, sem que sequer seja preciso qualquer equipamento ou contexto particular. O que diferencia a prática de exercício em ambiente de ginásios é algo tão simples quanto o acompanhamento e, sobretudo, a motivação que isso lhes dá, bem como todo o enquadramento social que obtemos.

Já lá vai o tempo em que para alcançar a maioria dos objetivos no ginásio, tínhamos que nos basear numa prática mais convencional, focando-nos apenas num cárdio continuo ou no treino de força com pesos livre e máquinas.

As aulas de grupo vieram mudar um pouco esse pensamento, sendo geral a opinião de que é de extrema importância diversificar os treinos, oferecendo modalidades que vão ao encontro de todos os gostos. Nem todos gostam de aulas em grupo e nem todos gostam de musculação. É preciso conhecer o público-alvo e adequar a oferta. Engraçado também é perceber que, aquilo que outrora era visto como uma atividade para mulheres, é cada vez mais procurada e referenciada pelo sector masculino. Os homens tendem a estar cada vez mais presentes nas atividades em grupo e a serem boas referências dos grandes resultados que estas promovem.

Isto das aulas de grupo, nada mais é do que exercício físico praticado em grupo, supervisionado por um instrutor e feito ao ritmo de música. Apesar de não serem uma novidade, hoje nota-se uma grande aposta por parte dos profissionais do exercício na criação de aulas dinâmicas, com ambientes característicos que fazem com que estas sejam uma experiência única e inesquecível para os clientes.

Além de todos os benefícios que o exercício proporciona à saúde física e mental, praticá-lo em grupo, deste modo, funciona ainda como instrumento de socialização e promove o aumento dos níveis de autoestima, satisfação pessoal e motivação, traduzindo-se em momentos de convívio e entretenimento, alegria e humor, integração e interação social, tendo por norma também um efeito regenerador. É uma ótima oportunidade para conhecer pessoas novas, partilhar experiências e vivências e estabelecer novas relações. Tudo isto com música como plano de fundo.

Para além de estimulantes, devido à presença de outras pessoas e ao ambiente criado em sala, potenciam o rendimento físico de cada pessoa. Favorecem a competitividade (saudável) e o estímulo mútuo e permitem que o exercício físico seja encarado de forma mais fácil e divertida. O treino continua a ser personalizado, uma vez que o professor consegue chegar a todas as pessoas, corrigindo eventuais erros e motivando-as, e deixa de ser um tédio.

Desenvolve-se o sentimento de pertença a um grupo e reduz-se o stress e a ansiedade. Há também uma melhoria da agilidade e uma otimização da relação entre o corpo e a mente.

A par de todos os benefícios mencionados acima, outro aspeto positivo é o de poder escolher aulas de intensidades e objetivos variados, de forma a desenvolver diferentes trabalhos e treinos. Desta forma, é fundamental que os profissionais estejam munidos de informação suficiente para que possam fazer uma recomendação consciente e correta, tendo em conta as necessidades e objetivos da pessoa que se encontra à sua frente.

Para uma noção mais real e prática de tudo o que aqui foi falado, convido-o a vir ao ginásio Village Fitness, em Portimão. Numa grande área de atuação, é o espaço ideal para cuidar do seu corpo e da sua mente, oferecendo quatro grandes estúdios para o desenvolvimento das atividades em grupo. Cada um deles apresenta um conceito distinto, de acordo com as aulas que são desenvolvidas, proporcionando uma experiência marcante.

O primeiro estúdio, designado por ‘Go Fast’, é destinado às aulas de ‘Indoor Cycling’. Atendendo à metodologia da ‘Schwinn Cycling’, consiste num treino de cárdio, intenso e muito animado, ao som de músicas que determinam a variação das técnicas e/ou a velocidade das pedaladas. Inicie a sua viagem inspirado pelo instrutor que lidera o pelotão ao longo de planos, montanhas e treinos intervalados.

A descontração e o espírito de camaradagem, o convívio e a motivação mútua são uma constante. É uma aula que pode ser praticada por pessoas de todas as idades e com qualquer condição física, ajustando a intensidade do exercício à sua capacidade e preparação.

O estúdio seguinte, ‘Go High’, é o nosso espaço mais aconchegante. Sendo o mais pequeno, mais escurecido e decorado de forma mais caseira, apela-nos a uma maior sensação de calma, relaxamento e consequente bem-estar. É aqui que as aulas de Pilates, Yoga e Body Balance ganham vida. Proporcionando o controlo da respiração, um alto nível de concentração, movimentos e posturas cuidadosamente estruturadas em sintonia com uma música tranquila e relaxante, permite colocar o corpo num estado de harmonia e equilíbrio.

O terceiro espaço, ‘Go Strong’, liga-nos ao momento mais energético e divertido do nosso dia. Preenchido por luzes e espelhos, pede movimento ao nosso corpo. Num ambiente de grande adrenalina envolvido por música contagiante, promove a luta contra as calorias em excesso e permite melhorar a condição física. É um estúdio simples, mas muito eficaz no que diz respeito ao fortalecimento muscular e motivação. Aulas de força (Localizada, GAP, Body Pump), de cardio (Power Jump) e/ou mais atléticas (Body Attack) são desenvolvidas no estúdio três.

O quarto e último estúdio, ‘Go Hard’, é dedicado ao treino funcional, cada vez mais difundido e apreciado em ginásios. Num estilo mais ‘dark’ e rude, oferece várias tipologias de treino em circuito que estimulam a componente cardiovascular aliada à força, resistência e potência. As nossas aulas de GO45, com opções para os vários níveis de condição física, abrangem todos os pilares do treino funcional, tornando-se completo e super inclusivo.

A grande diversidade dos exercícios torna as sessões atrativas e lúdicas, garantindo uma forte adesão e eficácia. É também neste espaço que damos a conhecer a última novidade de atividades em grupo: o ‘Crossfight’, que consiste numa modalidade de treino onde se combinam, de um modo harmonioso, as dinâmicas e técnicas do desporto de combate com os movimentos funcionais oferecidos pelo fitness.

Para finalizar, as atividades em grupo são de facto uma tendência e uma excelente opção para aumentar os níveis de atividade física. Queremos uma população ativa, mas queremos mais ainda garantir a sua saúde e a sua qualidade de vida.

Procure-nos e deixe-nos ajudar. Venha viver a experiência e ser Happy To Be Village!

You may also like...

Deixe uma resposta