Portimão celebra Páscoa com vasta programação litúrgica

Portimão prepara-se para viver o Tríduo Pascal e evocar tradições seculares que marcam o programa litúrgico dos próximos dias rumo à Páscoa, as quais constituem fortes manifestações de fé de largos milhares de crentes, envolvendo não só a comunidade local como quem está de visita ao concelho nesta quadra festiva.

As cerimónias do Tríduo Pascal, em memória da paixão, morte e ressurreição de Jesus, têm início na Quinta-feira Santa, 29 de março, com a celebração da instituição da eucaristia, sacramento do corpo e sangue de Cristo e cerimónia do lava-pés. Pelas 19h00, na Paróquia da Nossa Srª da Conceição- Igreja Matriz de Portimão celebrar-se-á a Missa da Ceia do Senhor, o mesmo sucedendo na Paróquia do Divino Salvador, tanto em Alvor como na Penina, enquanto na Igreja da Mexilhoeira Grande a celebração tem início às 19h30 e na Igreja da Nossa Senhora do Amparo às 21h00.

Na Sexta-Feira Santa, tem lugar um dos momentos altos da Semana Santa, ou seja, a tradicional Procissão do Enterro do Senhor, uma manifestação de grande religiosidade e carregada de simbolismo que, a partir das 21h00, levará às ruas do centro da cidade de Portimão a imagem do Senhor Morto, ao som das matracas, num ambiente de recolhimento. O percurso tem início na Igreja do Colégio e percorrerá as ruas Mouzinho de Albuquerque, Direita e Diogo Tomé, com regresso à Igreja Matriz. Antes, à tarde, pelas 15h00, terá lugar a Celebração da Paixão do Senhor na Igreja Matriz de Portimão. Em Alvor, a Procissão do Enterro do Senhor sairá também à rua, pelas 21h00, sendo que, pelas 15h00, acontece a Celebração da Paixão do Senhor.

A Celebração da Paixão do Senhor, seguida de Via Sacra, será também vivida na Igreja da Mexilhoeira Grande pelas 17h30, na Penina pelas 19h00 e na Igreja da Nossa Senhora do Amparo a partir das 15h30.

O Sábado Santo, 31 de março, será o epicentro das celebrações da Semana Santa com a Vigília Pascal, que assinala a ressurreição do Senhor e que será celebrada nas várias paróquias – Nossa Senhora da Conceição, em Portimão (22h00), Mexilhoeira Grande (21h30), Nossa Senhora do Amparo, em Portimão (22h00) e Divino Salvador, em Alvor (21h30).

As festividades culminam no dia seguinte, Domingo de Páscoa, pelas 10h00 com a Eucaristia da Páscoa do Senhor na Igreja Matriz, seguida da Procissão da Ressurreição de Jesus que irá percorrer as principais artérias do centro de Portimão, sendo os fiéis convidados a participar nesta manifestação religiosa, quer transportando tochas de flores, quer engalanando as suas janelas e varandas com colchas.

Depois de sair da Igreja Matriz, a procissão percorrerá as ruas do Bispo, D. Fernando Coutinho, 5 de outubro e Júdice Biker, Largo 1º Maio, Rua Pé da Cruz, Praceta Major David Neto, Rua Mouzinho de Albuquerque, Avenida S. João de Deus, Rua 5 de Outubro, Praça Manuel Teixeira Gomes, Largo do Dique, Rua Cândido dos Reis, Largo 1º Maio, ruas João da Cruz e Mouzinho de Albuquerque, Avenida S. João de Deus e Alameda da República, em direção à Igreja Matriz. A organização solicita aos fiéis que, ao longo deste percurso, coloquem colchas nas janelas de suas casas. Será ainda celebrada eucaristia, pelas 18h00.

Também em Portimão, na Igreja da Nossa Senhora do Amparo, pelas 10h00, será celebrada a Missa da Páscoa do Senhor.

Em Alvor, a procissão sairá à rua pelas 9h00, seguida de eucaristia, sendo que a Missa da Páscoa do Senhor na igreja da Penina e de Montes de Alvor terá lugar às 12h00.

Na freguesia da Mexilhoeira Grande, existem vários horários e locais para a celebração do Domingo da Páscoa do Senhor – Arão (8h30), Figueira (10h00), Igreja Matriz da Mexilhoeira Grande (11h30), Montes de Cima (15h00), Pereira (16h30) e Alcalar (18h30).

O programa resulta das diferentes celebrações promovidas pelas Paróquias de Nª Srª da Conceição, Divino Salvador em Alvor, Mexilhoeira Grande e Nossa Senhora do Amparo, contando com os apoios das juntas de freguesia de Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande e da Câmara Municipal de Portimão.

You may also like...

Deixe um comentário