Portimão Internacional Cup será “mais um evento de sucesso” 

Texto: Hélio Nascimento | Foto: D.R.


Fernando Rocha, presidente do Portimonense Sporting Clube, fez as honras da casa e assumiu que a II edição do Portimão Internacional Cup, em futebol, será “mais um evento de sucesso na cidade”. O torneio começa esta sexta-feira, dia 28, e termina domingo, dia 30, envolvendo 20 clubes de 13 países, num total de 400 atletas e mais de dois milhares de visitantes, incluindo os ‘staffs’ de todas as equipas e os familiares dos jovens jogadores, que, além de participarem nos 62 jogos que se realizam nestes três dias, “promovem também o turismo” no concelho.

O torneio, destinado ao escalão de sub-14, “é já dos maiores da Europa e uma referência obrigatória” neste tipo de calendário, assinalou Fernando Rocha, que agradeceu a disponibilidade da Câmara Municipal de Portimão e elogiou o trabalho de José Augusto (diretor geral), Pedro Arroja (coordenador geral) e Jorge Carrilho (secretário técnico), os responsáveis pelo futebol de formação do clube. “Isto só se faz por causa de vocês e do magnífico trabalho que desenvolvem”, afirmou, durante a conferência de imprensa da competição, no dia 20 de outubro.

Também presente na apresentação, André Gomes, o coordenador de prospeção, desenvolvimento e inovação do Portimonense, destacou a participação das 20 equipas, de todos os continentes, apontando para os miúdos de uma academia do Cairo (Egito) e de outra da Lituânia como exemplos marcantes. “Do Algarve vamos ter, além do Portimonense, ‘Os Armacenenses’, o AD Tavira e o Mexilhoeira Grande, sendo que o outro único emblema nacional é o Benfica”. Do estrangeiro surgem vários colossos europeus, casos da Juventus (que ganhou a edição do ano passado), Liverpool, PSG, Everton, Leipzig e Dundee.

André Gomes, que é o ‘cérebro’ da Portimão Internacional Cup, alertou ainda para os muitos observadores e elementos de ‘scouting’ que já pediram credenciais para presenciar os jogos, do Ajax ao Real Madrid e aos grandes do futebol português.

É de pequenino que se começa a dar nas vistas e “há até o caso de um miúdo sueco que atuou aqui no ano passado e agora vai assinar contrato de formação com o Benfica”, exemplifica. 

A Câmara Municipal fez-se representar por João Gambôa, tendo o vereador salientado o crescimento sustentado do desporto em Portimão, “que teve um ponto alto em 2019, com a Cidade Europeia do Desporto”, e vai dando, ininterruptamente, sinais de enorme vitalidade. “Um torneio destes, para jovens até aos 14 anos, é um prazer redobrado”, garantiu João Gambôa, prometendo “mais infraestruturas desportivas no concelho” e o apoio constante do município, até porque “a nossa população continua a crescer”. 

Os jogos estavam todos marcados para o Campo Major David Neto, inclusive porque o torneio serviria para inaugurar mais um relvado, o sintético ‘oferecido’ pela SAD, mas a chuva da semana passada deixou algumas interrogações, porque toda a montagem obriga a um processo de colagem e secagem.

À hora do fecho desta edição do Portimão Jornal, na terça-feira, subsistiam dúvidas, só que o plano B está pronto a funcionar: além do David Neto, o campo do Mexilhoeira Grande Futebol Clube será também palco de jogos do torneio. 

NÚMEROS

⇨ 20 equipas 

⇨ 13 países 

⇨ 62 jogos 

⇨ 400 atletas 

⇨ 2000 visitantes

You may also like...

Deixe uma resposta