Portimão recebe Selo Município Amigo da Juventude
A Câmara Municipal de Portimão recebeu, no passado dia 26 de maio, o Selo Município Amigo da Juventude – Categoria 5 Estrelas, em cerimónia realizada na cidade de Pinhel.
A entrega desta distinção aconteceu durante o III Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, organizado pela FNAJ — Federação Nacional das Associações Juvenis.
A concessão do selo e respetiva bandeira, deliberada unanimemente pelo comité de validação da Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, resulta de candidatura prévia e atesta o compromisso da Câmara de Portimão, através da sua Divisão de Desporto e Juventude, para a potenciação e criação de mais e melhores políticas amigas dos jovens.
Plano Municipal de Juventude é instrumento estratégico
Entidade integrante da Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude da FNAJ, a maior estrutura de autarquias comprometidas com os jovens e as suas organizações, a Câmara de Portimão tem em curso o Plano Municipal de Juventude (PMJ), vigente para o decénio 2020-2030 e que define as orientações e diretrizes municipais na área das políticas de juventude, com base em metodologias de educação não-formal, diálogo estruturado e método aberto de coordenação.
Este instrumento estratégico também pretende servir de apoio às estruturas decisórias no domínio da juventude, em áreas estruturais como saúde, educação, emprego, coesão social, cultura, associativismo, ambiente, habitação, mobilidade e interculturalidade, além de solidariedade intergeracional.
Assente em dez eixos fundamentais, nos anos de 2021 e 2022, foram trabalhadas as áreas da ‘Educação, formação e abandono escolar’, ‘Emprego, empreendedorismo, inovação e turismo’ e ‘Associativismo, voluntariado e participação cívica’.
Atualmente, decorrem as votações para eleição de três eixos a dinamizar ao longo do período entre 2023 e 2025, entre as sete seguintes áreas: ‘Interculturalidade e Solidariedade Intergeracional’, ‘Coesão Social’, ‘Acesso à Habitação’, ‘Mobilidade’, ‘Cultura, Lazer e Desporto’, ‘Ambiente e Desenvolvimento Rural’, e ‘Saúde e Comportamentos de Risco’.
Podem votar estudantes, técnicos ligados à juventude, membros do Conselho Municipal de Juventude, agentes do movimento associativo e jovens em geral.