‘Primavera quente’ no Autódromo Internacional do Algarve
Texto: Hélio Nascimento
Assim a pandemia o permita e o Algarve – e Portimão em particular – poderá ter uma Primavera ‘quente’, com eventos desportivos de grandeza, praticamente todos já garantidos, muito embora a situação da saúde aconselhe calma e prudência.
O Autódromo Internacional será o palco de excelência dos meses de abril e maio, com a realização do Mundial de Resistência, a 4 de abril, e do MotoGP, a 18 abril, estando agendada mais uma corrida do Mundial de Fórmula 1 para 2 de maio, apesar de esta ainda não estar confirmada. Por último, a Volta ao Algarve em bicicleta, que estava marcada para o próximo mês de fevereiro, foi adiada para maio, realizando entre os dias 5 e 9.
No caso da ‘Algarvia’, que coincidirá com o início da Volta a Itália, é provável que Chris Froome, Vincenzo Nibali e João Almeida, alguns dos nomes mais sonantes das 14 equipas WorldTour então inscritas, não venham a marcar presença, tal como estava previsto. De resto, todo o calendário velocipédico está a ser reorganizado e só mais lá para a frente as certezas serão absolutas.
No caso do MotoGP, as primeiras manifestações de regozijo não se fizeram esperar. João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve, fala em “grande notícia” e estima um impacto na ordem dos seis milhões de euros, enquanto Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão, destacou a “projeção mundial” de uma prova de topo, que trará à região “milhares de pessoas”. Depois, bem, depois temos Miguel Oliveira, que venceu o ano passado, para gáudio de um país inteiro.
“Lá vamos nós outra vez!”, disse o piloto de Almada, deixando já os adeptos com água na boca.