Rota da Seda ruma ao Mercado de Culturas… à Luz das Velas em Lagoa
De 6 a 9 de julho, o Convento de São José e ruas circundantes voltam a ser o epicentro do Mercado de Culturas… à Luz das Velas, que regressa à cidade de Lagoa com novidades.
Ao longo de quatro dias, mais de 50 artesãos de várias culturas e religiões irão conviver em harmonia e mostrar aos milhares de visitantes as suas tradições, sabores e artes.
Este evento cultural, de características únicas em Portugal, terá como temática na sua quarta edição a mítica Rota da Seda, que ligava o Ocidente e o Oriente.
Embora ultrapassada pelo rumo da História, a Rota da Seda é recordada como um dos grandes percursos comerciais de sempre e o palco de importantes contactos entre civilizações.
Entre as 19h00 e a 1h00, no Convento de São José, irão estar patentes ao público três exposições de fotografia – ‘Novo aspeto da Rota da Seda – China’, da Embaixada chinesa em Portugal, ‘Síria, Egito e Jordânia’, de Pedro Barros e ‘Retratos do Oriente’, de Robson. Os visitantes poderão também contemplar uma mostra de instrumentos tradicionais da China.
A música e a dança irão ter papel crucial na programação de todo o evento, com a participação de vários grupos de diferentes géneros e procedências: Lu Yanan e Nanyin (China), Yaran Ensemble (Pérsia – atual Irão), Raul Sengupta (Índia), Emilio Villalba (Espanha) e Al-Bashirah (Síria, Turquia e Egito)
Um dos pontos altos será a presença de um dragão e de um leão chinês, que irão deambular pelas ruas do Mercado de Culturas.
Haverá todos os dias oficinas de dança tradicional da Pérsia e Arménia e também uma oficina para crianças com meditação e conto de estórias.
Não faltará ainda um espaço de terapias zen, bem como um jardim zen e uma exposição de árvores bonsai.
A nível gastronómico, os claustros do Convento São José irão transformar-se num restaurante de fusão de sabores da Rota da Seda.
Este ano, o Município de Lagoa decidiu alargar a área de animação, destacando-se a criação de uma zona ‘chillout’ com o dj Charlie Spot, que irá apresentar ‘Silk Road Night Sessions’.
Por último, terá lugar o acendimento diário de milhares de velas, com as quais serão desenhados os símbolos das diferentes culturas e religiões da velha Rota da Seda.
Nesta quarta edição, são esperadas mais de 40.000 pessoas ao longo das noites em que a iniciativa decorre.