Semana Verde ajudou a tornar Lagos mais arborizada

As comemorações do Dia Mundial da Árvore (21 de março) prolongaram-se por toda a semana seguinte numa série de iniciativas que visaram sensibilizar a comunidade lacobrigense para a sustentabilidade ambiental. Entre árvores plantadas pelo concelho e oferecidas a munícipes, houve um total de 773 novas árvores em Lagos.

Ao longo da Semana Verde, muitas foram as ações de plantação por todo o concelho num total de 273 árvores plantadas para embelezamento dos espaços públicos e melhoria da qualidade de vida da população. Estas iniciativas contaram com o envolvimento do Executivo Municipal, Juntas de Freguesia, Serviço Municipal de Proteção Civil, profissionais do Centro de Saúde de Lagos, Sapadores Florestais e voluntários que se juntaram a esta campanha.

Ao longo da semana, foram também distribuídas junto de munícipes cerca de 500 árvores juvenis a todos os que se deslocaram ao Edifício Paços do Concelho Séc. XXI, Juntas de Freguesia e Mercados de Bensafrim e Barão de S. João, tendo como objetivo de sensibilizar para que, individualmente e em segurança, cada um possa contribuir para um ambiente mais verde.

No Parque da Cidade, no âmbito da candidatura ao projeto ECO Freguesias XXI da Junta de Freguesia de S. Gonçalo, foram colocadas placas de identificação (em material PLA biodegradável) junto das várias árvores nativas aí existentes, como alfarrobeiras, figueiras, medronheiros, romanzeiras, entre outras.

A Semana Verde contou ainda com uma exposição de trabalhos dos utentes dos lares da Santa Casa da Misericórdia no Mercado de Santo Amaro. A comunidade escolar também não foi esquecida, tendo sido lançado o mote aos alunos das escolas EB1 de Lagos. As escolas do Bairro Operário, Santa Maria, Ameijeira, Sophia de Mello Breyner Andresen, Chinicato e Odiáxere aderiram da melhor forma ao desafio de celebrar as árvores com um total de 24 turmas e centenas de alunos a participar.

You may also like...

Deixe uma resposta