Vinho de Lagoa desafia a outras experiências até ao fim do Verão
Dar a conhecer os vinhos de qualidade que se produzem na região junto da hotelaria, sensibilizando-os para a mais valia que é a promoção dos produtos locais, identitários da cultura, junto dos turistas, é o objetivo de um conjunto de iniciativas programadas pelo Município de Lagoa entre 30 de abril e 31 de outubro de 2019.
“Lagoa wine sessions” são encontros marcados em várias unidades hoteleiras do concelho que convidam produtores de vinhos, especialistas, profissionais de hotelaria e de turismo e outros interessados em apreciar o vinho de Lagoa com sentidos mais informados.
A primeira sessão teve lugar no Aqua Hotel Riverside a 30 de abril. Estiveram em destaque os vinhos da Única – Adega Cooperativa do Algarve. Já a 23 de maio será a vez de os produtos do Morgado do Quintão, no Vila Vita Park. No dia 13 de junho, no Victor’s Village, estarão sobre a mesa os néctares do Monte do Lobo e Herdade dos Pimentéis. A 27 do mesmo mês as atenções vão para os vinhos da Quinta dos Santos, no Monte Santo Resort. A 18 de julho o Hotel Lagoa recebe a marca VS Vinhos. A 10 de setembro, no Tivoli Carvoeiro, a conversa é sobre a Quinta dos Vales. A 2 de outubro descobrem-se os vinhos Monte dos Salicos no Pestana Carvoeiro Golf. No último dia de outubro será o EDD’s no Água Hotels Vale da Lapa.
Entretanto, de 20 a 22 de junho, acontece o Lagoa Wine Show. Festeja-se na rua o verão e o vinho. E todos são convidados. A autarquia reforça que este é um dos maiores eventos sobre vinho a sul do país, onde este produto é acompanhado por fado e outras músicas conhecidas, por ofertas gastronómicas diversas, representantes de várias regiões e produtores vitivinícolas de todo o país. São muitos os que se juntam para celebrar ao longo da Rua Coronel Figueiredo, no centro de Lagoa. Esta será a 5ª edição do Lagoa Wine Show.
O enoturismo é um dos eixos prioritários da estratégia do Município para reforçar Lagoa como destino turístico de alta qualidade, diferenciador e sustentável. É perspetivado como uma das ofertas complementares ao produto turístico sol e praia, e como uma das vias para ultrapassar a sazonalidade do turismo na região.