Melhorias na Grande Rota do Guadiana reforçam segurança


A Odiana já concluiu os trabalhos de melhoramento, no âmbito do projeto Valorização do Interior do Baixo Guadiana (Valintur), que incluíram reforço de sinalética, limpeza dos troços e redefinição pontual do traçado da Grande Rota do Guadiana (GR15), bem como a revitalização da Rede de Percursos Pedestres do Baixo Guadiana implementados desde 2004.

A intervenção contemplou a aquisição e fixação ou recolocação de painéis informativos, placas direcionais, postes para suporte de marcação, trabalhos de limpeza e desmatação de trilhos e veredas, bem como pintura de marcas de sinalização sobre suportes naturais ao longo do traçado de ampliação da GR15 e da requalificação da Rede de Percursos.

Além dos trabalhos de manutenção, foram efetuadas quatro alterações ao traçado inicial da GR15, nos setores 1 e 4. Estas alterações são fruto da auscultação das entidades que trabalham no terreno e dos usuários assíduos desta rota. A Odiana pretendeu, com esta redefinição, prestar segurança, conforto e maior usufruto do traçado da GR15 em termos paisagísticos. 

Implicou também alterações numa zona alagadiça que agora, não obstante da época de chuvas, permitirá passagem aos pedestrianistas de forma mais confortável. Por fim, foi consignada uma ampliação do traçado inicial (junto à Alfândega) que agora acresce até ao Complexo Desportivo, local frequentado por milhares de atletas, permitindo portanto maior visibilidade da GR15. Este foi um investimento global de 45755 euros.

O projeto Valintur é uma iniciativa da Odiana, com candidatura aprovada no âmbito da Linha de Apoio à Valorização do Interior, do Programa Valorizar, promovido pelo Turismo de Portugal.

You may also like...

Deixar uma resposta