Portimão recebe workshop de cultura da voz e Dhrupad, a forma mais antiga de música clássica indiana
Simona Chalikovaite, professora e intérprete de canto clássico indiano, irá orientar um Workshop de Cultura da Voz e Dhrupad, no dia 18 de novembro, no Espaço Portas do Sol, em Portimão.
Dhrupad é a forma mais antiga de música clássica indiana e possui um sistema musical sofisticado e, na sua essência, é caracterizado por um estilo de canto único e meditativo dentro da estrutura raga. Abrange vocalização, versos poéticos, estruturas rítmicas e improvisações animadas.
Ragas são padrões melódicos e entidades musicais que invocam emoções específicas, conhecidas como “rasa” em sânscrito. Além disso, cada raga está associada a um horário específico do dia ou da noite. Por exemplo, o amanhecer evoca uma sensação de frescor, as manhãs despertam entusiasmo e o anoitecer induz uma sensação de saudade.
Esta ligação entre o tempo e o raga baseia-se no ciclo diário de mudanças que ocorrem no nosso corpo e na nossa mente. Diferentes momentos do dia estimulam vários humores e emoções, e os ragas são projetados para se alinharem a essas mudanças subtis.
Os diversos elementos expostos no workshop podem ser benéficos para enriquecer e inspirar músicos de outros estilos e tradições. No entanto, não é necessária formação musical prévia.
As inscrições têm um valor de 45 euros por pessoa, devendo ser feitas previamente neste formulário online.
Os formandos deverão trazer a sua própria bebida e roupa confortável, que lhes permita total flexibilidade de movimento.
Este workshop, realiza-se das 10h00 às 13h00, destina-se a adolescentes (maiores de 12 anos), adultos e séniores, com ou sem experiência musical.
A formação será ministrada em inglês.