Lagos realizou ações de limpeza e remoção de chorões
No âmbito do projeto SEIVA 2024 – Semana da Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental, as atividades desenvolvidas no concelho de Lagos resultaram na remoção de 3,2 toneladas de chorões da Meia Praia e na recolha de cerca de 1,3 toneladas de resíduos por todo o município.
O SEIVA é promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) através da ARH Algarve e tem com o objetivo sensibilizar e envolver as populações em ações de sensibilização e educação ambiental. Em Lagos, a câmara organizou atividades que juntaram voluntários e entidades num total de 260 participantes.
Foram realizadas três atividades durante o mês de outubro: uma sessão de sensibilização para controlo de plantas invasoras; uma ação de limpeza e remoção de plantas invasoras (chorão/carpobrotus edulis) na Meia Praia; e uma ação de limpeza em vários pontos do concelho (Estrada da Meia Praia, Ponta da Piedade, Vale da Lama/Odiáxere, Rua da Calheta/Luz e Mata Nacional de Barão de São João) no âmbito do projeto “Lagos + Ambiente”.
“Todas as atividades foram realizadas com as mais rigorosas condições de segurança para todos os participantes”, garante a autarquia, adiantando que o balanço é “muito positivo” e prometendo realizar “mais ações de limpeza”..