Grupo Victor Picardo abre academia em Portimão
Aposta na formação de jovens cabeleireiros implica investimento indireto na ordem dos 250 mil euros e visa criar condições que garantam a empregabilidade de todos os formandos.
Fernando M. Vieira
No ano em que o Grupo Victor Picardo assinala duas décadas e meia de existência, abriu há semanas na cidade de Portimão uma academia vocacionada para a formação de uma nova geração de cabeleireiros, devidamente sintonizada com as tendências internacionais.
O espaço, situado na Rotunda Salgueiro Maia, possui características únicas e aposta no curso profissional de cabeleireiro unissexo. Segundo Victor Picardo, “as expetativas são excelentes, tanto mais que os nossos alunos podem contar com uma empregabilidade na ordem dos 90 por cento. E isto porque lhes abriremos portas unto de empresas do ramo, as quais reconhecem o nosso valor”. O curso terá a duração de 18 meses, com 4 horas diárias de aulas teóricas e práticas, agregado a um estágio de nove meses, fora ou dentro do grupo.
A realização de workshops, destinados a apoiar o cabeleireiro profissional na base das atualizações, também constituirá uma das vertentes. “A nossa equipa de formadores viaja muito para extrair as novas tendências do mercado, pois queremos estar sempre à frente”, especifica o fundador da Academia, devidamente validada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.
Além disso, o espaço está equipado para proporcionar sessões fotográficas. “Os cabeleireiros poderão assim valorizar o seu próprio trabalho, tirando fotos dos clientes para promoverem o que são capazes de produzir, evitando o recurso a posters ou cartazes estereotipados, onde imperam os modelos de agência”, elucida o responsável.
“Eventos artísticos e sessões fotográficas são completamente inovadores no meio, aqui na região, e complementam-se. O artístico demora muito tempo a preparar, dois a três dias por evento, para que tudo saia perfeito no momento da apresentação pública. Depois, há que tirar fotos para efeitos de arquivo ou portfólio. São duas ferramentas que consideramos fundamentais”, defende Victor Picardo.
CRIATIVIDADE SEM LIMITES
“Depois de Lagos e Lagoa, este é o meu maior investimento até à data, na ordem dos 100 mil euros diretos, mas que poderá atingir os 250 mil globais”, revela o empresário, para quem “a única maneira de fazer com que esta indústria cresça é partilhá-la e passar ensinamentos para a próxima geração, seja ela nossa concorrente direta ou não… Partilhar é o meu lema.”
O novo espaço, com cerca de 300 m2, surge em Portimão pela dinâmica e centralismo da cidade. Inclui ainda a VP Hair Shop, loja destinada aos profissionais da área e público em geral, disponibilizando aos alunos todos os materiais necessários inerentes à formação.
Segundo o investidor, “queremos ser uma academia inspiradora, pelo ambiente acolhedor. Pretendi criar um palco perfeito para que a criatividade não tenha limites. Agora, só desejo que todos os que entrem aqui sintam um clima cosmopolita e internacional, estando em Portimão, mas sentindo-se transportar para Londres, Paris. Madrid ou Milão.”