Albufeira e Faro lideram no poder de compra

Albufeira é o segundo município algarvio com o melhor poder de compra, de acordo com os dados divulgados em novembro pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo os indicadores do poder de compra per capita (IpC), relativos a 2017, a liderança na região vai para Faro, com o maior IpC (132,5), logo seguido de Albufeira (112,04) e Loulé (105,92). 

O estudo refere que em 2017, “o poder de compra per capita situava-se acima da média nacional em apenas 32 dos 308 municípios portugueses”, sendo que a capital do turismo algarvio faz parte deste universo. 

Ocupando a 14ª posição a nível nacional, Albufeira faz parte dos 22 concelhos que concentram 50% do poder de compra. Faro, por sua vez, posicionou-se em 5º lugar, sendo apenas suplantado por Lisboa, Porto, Oeiras e São João da Madeira. 

Albufeira arrecadou também o 1.º lugar no indicador Fator Dinamismo Relativo (FDR). “É um dado que vem confirmar o dinamismo da região a nível turístico”, destaca o presidente da autarquia, José Carlos Rolo, sublinhando que “os resultados refletem a estratégia e empenho do Município e dos empresários do concelho em criar as condições necessárias para que tal aconteça, em benefício do bem-estar da população, sendo, também, um fator de atratividade para quem deseje aqui viver ou fazer investimentos”. 

A 13ª edição do Estudo sobre o Poder de Compra Concelhio (EPCC), efetuado com base em 16 variáveis, disponibiliza três indicadores: o IPC, Indicador per capita do poder de compra, que traduz o poder de compra manifestado quotidianamente, em termos per capita, nos diferentes municípios ou regiões, tendo por referência o valor nacional; a PPC, percentagem do poder de compra, que reflete o poder de compra manifestado quotidianamente em cada município ou região no total do país, para a qual a PPC assume o valor de 100% e o FDR, Fator Dinamismo Relativo, que pretende refletir o poder de compra, geralmente sazonal, relacionada com os fluxos populacionais ligados à atividade turística.

You may also like...

Deixe um comentário