Equipamentos municipais de Portimão com propostas culturais e desportivas online
Mesmo em tempo de recolhimento caseiro, devido ao novo coronavírus, Portimão continua a apresentar propostas culturais e desportivas para todos os gostos e idades, através dos serviços municipais que ajustaram a sua programação e mantêm online algumas das habituais atividades.
Apesar de fechados, são vários os serviços que, sob o mote ‘Portimão Fica em Casa’, convidam os munícipes a contrariar a inércia resultante da quarentena que devem respeitar, com destaque para as visitas virtuais ao Museu de Portimão ou para o aprofundar dos conhecimentos sobre livros e escritores na Biblioteca Manuel Teixeira Gomes, não esquecendo a possibilidade de praticarem diversas modalidades desportivas sem sair de casa.
No que toca ao Museu de Portimão, continua a exercer a sua atividade nestas circunstâncias adversas, de forma criativa e digital, proporcionando outras formas e estratégias de interação para cumprir a sua missão e objetivos, adaptando-se a esta nova realidade com o reforço e centralização da sua oferta de conteúdos online, através do canal ‘O Museu em Casa’ (https://museudeportimao.pt/museu-em-casa) e da sua página de Facebook (https://www.facebook.com/museudeportimao/).
Algumas personagens poderão entrar pela casa dos utilizadores, com brincadeiras, histórias, jogos, filmes e desafios para que se divirtam e aprendam mais sobre a história local, não faltando um conjunto de atividades lúdicas e educativas preparadas pela equipa do Museu de Portimão.
Quanto à Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, prossegue as suas atividades no contexto da pandemia da Covid-19 e está em contacto com os leitores através dos endereços eletrónicos www.bmmtgomes.pt ou biblioteca.portimao@cm-portimao.pt, sem esquecer o Facebook (https://www.facebook.com/BMMTGPortimao/), cuja página bateu em março último todos os recordes de visualização.
Encontram-se disponíveis online várias partilhas das diferentes áreas do conhecimento, havendo propostas de música, culinária, jogos didáticos, notícias, teatro, filmes, animação infantil, etc, ao mesmo tempo que são sugeridas leituras da atualidade, entre muitas outras propostas. Além disso, os leitores são desafiados a enviar fotos dos seus livros e leituras caseiras.
Enquanto a atividade no âmbito do Dia Mundial da Poesia contou com inúmeras participações de portimonenses que partilharam leituras de trechos poéticos, também são exemplos de boa aceitação as iniciativas ‘Passos em Volta’ e ‘Começos’, excertos marcantes de obras literárias que dão alento a quem está em casa, assim como a ‘Biblioterapia Caseira’ e a tradicional ‘Hora do Conto’.
FAÇA DESPORTO EM CASA
No que toca à prática desportiva, que ganha uma importância acrescida nestes tempos de confinamento forçado, é possível acompanhar e experimentar diversas atividades com vários professores das classes municipais.
Nesse sentido, estão ao alcance de todos os interessados aulas online de yoga, pilates, pop dance kids, zumba, hiit, localizada, mind and body, ballet e manutenção, sob o mote ‘Mantenha-se Ativo’. As mesmas decorrem à 2ª, 4ª e 6ª feira, sempre a partir das 9h30, e podem ser seguidas na página ‘Portimão Mais Desporto para todos’ (https://www.facebook.com/cidadeeuropeiadodesporto2019) e no canal Youtube do Município de Portimão, onde se encontra acessível a lista integral das aulas (https://tinyurl.com/PORTIMAO-DESPORTO-ONLINE).
Na sequência das recomendações da Direção-Geral da Saúde, a Divisão de Desporto e Juventude da Câmara de Portimão contactou os alunos do concelho inscritos no Programa “Diabetes em Movimento” para a manutenção da prática regular de exercício e do controle da glicémia, assim como no reforço da higienização das mãos. Esses praticantes, considerados pessoas de risco, receberam ainda três planos de exercício personalizados semanais, com acompanhamento por profissionais devidamente qualificados.
Encontra-se neste momento a ser trabalhada uma solução que permita reiniciar online as classes municipais do Exercício & Saúde, do Portimão Gym, da Escola Municipal de Ballet e do Programa ‘Diabetes em Movimento’, destinadas aos utentes que já as frequentavam no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, no Complexo Desportivo de Alvor e no Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande, Em breve será divulgada a data desse reinício. Já no caso das aulas de natação, serão substituídas por aulas de atividade física moderada.
Todas as aulas irão funcionar numa plataforma online e os utentes das classes municipais passam a ter a possibilidade de as fazer em casa, com o acompanhamento do respetivo professor e, sempre que possível, dentro dos horários habituais. De resto, a Divisão de Desporto e Juventude da autarquia encontra-se disponível para qualquer sugestão, dúvida ou aconselhamento sobre atividade física, através do email desporto@cm-portimao.pt.
JOVENS ATIVOS
Em termos de propostas para que a juventude passe o seu tempo em casa, os mais novos poderão consultar o Facebook (https://www.facebook.com/JuventudePortimao) e o Instagram Geração XXI Portimão (https://www.instagram.com/geracaoxxiportimao/tagged/?hl=pt), onde é possível participar nas XXI Talks, com testemunhos na primeira pessoa de jovens portimonenses sobre as suas experiências de intercâmbios ou participação em projetos comunitários, podendo ainda a assistir a filmes na rubrica ‘Terça é dia de cinema’, entre outras secções sobre receitas de culinária, exercícios físicos, jardinagem e diversos temas atuais.
Estas são algumas das propostas preparadas pelo Município de Portimão, que procura cumprir a sua missão e objetivos adaptando-se a esta nova realidade no sentido de ajudar os cidadãos a ficarem em casa durante a crise de saúde originada pela pandemia da Covid-19, o que representará uma atitude de proteção pessoal e de responsabilidade perante a comunidade.
‘Portimão Fica em Casa’ no seu email.
Sob o lema ‘Portimão Fica em Casa’, a oferta dos serviços municipais com conteúdos online, através do micro site da Câmara, das páginas de Facebook e Instagram e do YouTube, pode ser consultada na newsletter semanal ‘A Não Perder’, enviada às quintas-feiras para uma rede de contactos abrangente, a que qualquer um pode pertencer, e que poderá ser partilhada nas redes sociais.