Ferragudo celebra 506 anos de história com três dias de festa

Comemorações decorrem de 20 a 22 de agosto, depois de mais de 3000 pessoas terem participado nas Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição

Ferragudo prepara-se para celebrar os 506 anos da criação do lugar, com três dias de música, animação e convívio, entre 20 e 22 de agosto, na baixa da vila.

As comemorações surgem depois do sucesso das Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição, realizadas nos dias 13, 14 e 15 de agosto, que juntaram mais de 3000 pessoas em Ferragudo. A forte participação da população e dos visitantes marcou uma das principais celebrações do calendário da vila e antecipou o ambiente festivo que se prolongará agora com o programa dos 506 anos.

A história de Ferragudo remonta a 1520, ano em que a Rainha D. Leonor autorizou a constituição do povoado, dando início a um processo de fixação de comunidades profundamente ligadas à pesca e ao mar. Cinco séculos depois, a vila mantém viva essa identidade e celebra a sua história, as suas tradições e, sobretudo, a sua comunidade.

Para assinalar esta importante data, a Junta de Freguesia de Ferragudo preparou um programa de três dias, com entrada livre, que combina música, cultura, animação e momentos de convívio, tendo como cenário a baixa da vila.

No dia 20 de agosto, a zona das tasquinhas abre às 19h00, proporcionando um espaço de encontro e convívio, seguindo-se a animação musical com Emanuel & Tânia.

No dia 21 de agosto, a programação ganha uma dimensão especial com o concerto da Orquestra de Jazz do Algarve com Florelie Escano, marcado para as 22h00. Às 23h00, terá lugar um espetáculo de fogo com Sofia Brito, seguindo-se a atuação do DJ Disolis.

As comemorações encerram no dia 22 de agosto, com a atuação de Nesha & Co, acompanhada pela animação do DJ Boiças.

Mais do que assinalar uma data histórica, a celebração dos 506 anos pretende ser um momento de valorização da identidade de Ferragudo, das suas tradições e da sua comunidade, reunindo residentes e visitantes numa festa aberta a todos.

Depois de uma semana marcada pela devoção e pela tradição, com milhares de pessoas a participarem nas Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição, Ferragudo volta a sair à rua para celebrar a sua história e olhar para o futuro com o mesmo espírito de comunidade que tem marcado a vida da vila ao longo dos séculos.

As comemorações dos 506 anos do lugar de Ferragudo são uma organização da Junta de Freguesia de Ferragudo, com o apoio do município de Lagoa. A entrada é livre.

You may also like...

Deixe um comentário