Lagoa: Torra da Lapa já é monumento de interesse público

Texto: Ana Sofia Varela


A Torre da Lapa, situada no cimo de uma falésia na freguesia de Ferragudo, foi classificada como monumento de interesse público em Diário da República na sexta-feira, 27 de março.

Ao Lagoa Informa Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa, entidade que desencadeou todo o processo, mostra-se satisfeito pela validação de uma ambição antiga.

“Sempre foi nossa intenção classificar a Torre da Lapa. Aliás, o Caminho dos Promontórios nasce também pelo facto de termos aquele elemento do património cultural do concelho que nós, em boa hora, recuperámos”, afirma o autarca.

O imóvel sofreu obras de recuperação em 2018, num investimento de 51 mil euros, que teve como objetivo reverter a degradação da estrutura. A empreitada foi inaugurada em julho desse ano, data a partir da qual passou também a ser possível conhecer o espaço a pé e em segurança com um novo percurso de natureza entre a Praia do Molhe, em Ferragudo, e a Praia do Paraíso, em Carvoeiro.

Uma das justificações que Ângela Ferreira, secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, dá para a classificação é o “interesse como testemunho notável de vivências ou factos históricos, a conceção arquitetónica e paisagística e a importância do ponto de vista da investigação histórica ou científica”.

Um argumento também usado por Luís Encarnação, que defende que “este é um marco da história do concelho e do Algarve, porque tinha como função, na altura em que foi construído, identificar quem se aproximava da costa”.

Na atualidade, este é um imóvel que se tornou um ex-líbris para o Caminho dos Promontórios, que se estende por sete quilómetros da costa lagoense numa plataforma rochosa calcária com uma altitude que varia entre os 2,5 e os 40 metros. A Torre da Lapa, uma estrutura militar erguida em meados do século XVI, integrava um conjunto de atalaias a partir das quais era vigiado o litoral algarvio, vulnerável aos corsários. “Para nós é uma excelente notícia”, conclui Luís Encarnação, tanto pelo valor patrimonial, como pelo interesse que gera aos locais e aos turistas.

You may also like...

Deixe um comentário