Odiana promove workshop de capacitação para professores

A associação Odiana, em colaboração com o Centro de Formação de Associação de Escolas do Baixo Guadiana (CFAE Levante Algarvio), lançou no início deste mês, uma formação de longa duração creditada para professores. 

Esta ação de capacitação possibilita a aquisição de competências e ferramentas através de uma oficina de formação de 30 horas, com incidência prática na Bacia do Guadiana. O objetivo é explorar a importância de ecossistemas de água e, por conseguinte, a sua aplicabilidade em contexto escolar.

A formação começou no dia 3 de outubro e tem término previsto para dia 7 de novembro, sendo que se pretendeu providenciar formação especializada aos professores com os códigos de recrutamento 230 – Matemática e Ciências da Natureza; 420 – Geografia; 510 – Física e Química: e 520 – Biologia e Geologia. A iniciativa conta com os formadores Rui Santos e Helena Barracosa do CC Mar – Universidade do Algarve.

Em agenda está já a realização de mais um workshop, de curta duração (3 horas), previsto para 27 de novembro, dirigido a professores, agentes de educação ambiental, quadros da administração local, operacionais e técnicos de organizações várias. Mais informação será futuramente divulgada via mailing e redes sociais da Associação Odiana e do CFAE Levante Algarvio.

Estas iniciativas surgem no âmbito do projeto Valagua, centrado na parte inferior da bacia hidrográfica internacional do Rio Guadiana, e no contínuo de espaços da Rede Natura 2000, procurando conciliar a utilização dos recursos hídricos e ecológicos em ambos os lados da fronteira. Neste âmbito, a Odiana tem vindo a desenvolver um rol de ações, incluindo workshops, ação de sensibilização, restauro ecológico e requalificações ‘in situ’, que visam e valorização e promoção do património da água. 

Recorde que esta ação é desenvolvida pela Associação Odiana, através do projeto Valagua – Valorização Ambiental e Gestão Integrada de Água e dos Habitats no Baixo Guadiana Transfronteiriço aprovado no âmbito da Primeira Convocatória do Programa Interreg V-A Espanha- Portugal (POCTEP) 2014-2020, cofinanciado pelo FEDER. 

You may also like...

Deixe uma resposta