‘Operação Montanha Verde’ está de regresso


A ‘Operação Montanha Verde’, organizada pelo Zoomarine, decorrerá nas manhãs dos dias 21 e 22 de novembro, no Campus das Gambelas da Universidade do Algarve que abrirá as portas para acolher voluntários de todas as idades que ajudem a plantar cerca de 3500 novas árvores.

“Embora 2020 nos tenha obrigado a uma muito injusta paragem, e 2021 não nos tenha permitido continuar a reforçar a ‘mancha verde’ de vários concelhos algarvios, este regresso da ‘Operação Montanha Verde’ voltará a mostrar que há iniciativas de envolvimento cívico, em prol da proteção coletiva dos valores naturais da região, que continuam a fazer sentido – pela sua urgência em contribuir para minorar as perdas que Portugal tem vindo a padecer”, justifica o Zoomarine.

Este ano, ao Zoomarine associam-se a Universidade do Algarve, que já era parceira através do seu Grupo de Voluntariado, V+, e a Câmara Municipal de Faro. Entretanto, a ‘Operação Montanha Verde’ voltará a contar com a cooperação da Região de Turismo do Algarve e da Algar, que oferece o composto NutriVerde.

As inscrições são gratuitas e estão abertas a todos os interessados, como grupos escolares de estudantes com 10 ou mais anos, famílias, grupos empresariais e de escoteiros, e, claro, discentes e docentes universitários, bem como colaboradores não-docentes, através de um portal online (https://montanhaverde.zoomarine.pt/). Através da inscrição prévia será possível melhor gerir o número de instrumentos necessários e assegurar os seguros e certificados de presença de cada participante.

“Os terrenos no Campus de Gambelas estarão preparados de antemão, pelo que a cada voluntário não se pedirá, além de roupa e calçado adequado, mais do que algum tempo (30 a 120 minutos) e ligeiro esforço físico, uma vez que as plantações decorrerão entre as 9h00 e as 12h30 em ambas as manhãs”, acrescenta o Zoomarine.

You may also like...

Deixe uma resposta