Opinião: Comece 2022 comprometido com a sua bússola da felicidade

Joana Felizardo | Professora de yoga, Socióloga e criadora do TAY em Portimão, in Portimão Jornal nº39


Ser feliz é um direito inato, uma aspiração, uma capacidade, uma condição natural e realizável comum a todos os seres. Move-nos, nutre-nos, guia-nos como uma bússola interna ao longo da nossa vida, sendo que, acredito que, todos queiramos ser realmente felizes. Hoje, amanhã, em 2022 ou para o resto da nossa vida.

A felicidade é um conceito dinâmico, diversificado, mágico, energético e real, que se manifesta de forma tão criativa como quantas pessoas existam. Tem na sua essência elementos como valores, crenças, objetivos, sonhos, aspirações, necessidades, concretizações que são originados pela interação nos diferentes contextos socioculturais, ao longo da vida, e pelas predisposições da história de alma que cada um de nós trás e que, em conjunto, dão origem, ao que chamo de bússola da felicidade.

Todo o ser humano tem a bússola de felicidade e, quanto mais tivermos consciência da sua existência, melhor poderemos alinhar-nos e comprometermo-nos com o que nos faz verdadeiramente felizes.

Convido-o a percecionar a felicidade de um ponto de vista mais humano, livre, realizável, místico e holístico num contexto de vida em conjunto. Ainda que não haja fórmulas, existem escolhas conscientes que podem guiar a nossa viagem de alma para uma vida mais feliz. Partilho algumas ideias para que se possa inspirar e, ou até, refletir sobre a sua bússola da felicidade e comprometer-se, porque comprometer-se é gerar a energia para manifestar o que pretende.

Agradeça-se e celebre-se pelos passos que deu na sua vida, reconheça o seu valor, sorria e orgulhe-se de si mesmo. Agradecer a si mesmo é agradecer à fonte de vida e sentir-se parte integrada do todo.

Permita-se verdadeiramente ser feliz. Esta crença abre um espaço interno de merecimento e de amor, essencial para viver feliz só por si, porque todos merecem ser felizes só por existir. Pode usar diariamente afirmações positivas ou mantras como “Eu sou merecedor de felicidade” ou “A felicidade é um rio que flui em mim”. Pode, em alternativa, escolher um que o seu coração dite.

Reconecte-se com a felicidade como algo natural em nós a que podemos aceder. É a fonte da vida que brota do amor de que somos. Osho, autor e mestre espiritual diz “felicidade, a alegria interior”, é a fonte da vida que o coração reconhece. Experimente práticas como Yoga e Meditação para se relembrar deste estado de alma.

Assuma a sua responsabilidade individual em ser feliz. Quanto menos atribuir a felicidade a elementos externos que se alteram, como outras pessoas ou acontecimentos, mais livre e independente será na sua realização.

Encare a felicidade como uma construção diária, talvez não uma meta, mas uma viagem diária e sinta como pode escolher “viver para a viagem, não para o destino”, como refere Jack Kerouac no seu livro “Pela estrada fora”, para desfrutar mais da vida. Dá-lhe leveza e confiança para fluir na sua vida.

Já mencionei agradecer? Já, mas desta vez inspiro-o a fazer um exercício diário de gratidão por três coisas. A gratidão gera abundância e abre-o para os milagres diários da vida. Aprenda a contemplar a magia da grandiosidade da simplicidade da vida e veja como o encanto pela vida renasce em si mesmo.

Procure evitar comparar-se. Foque-se sim no que o preenche de felicidade e confie.

Relembre que a felicidade é um bem comum e que cada um de nós tem muita influência no outro e no meio em que se insere. Procure criar empatia e generosidade à sua volta através de atitudes tão vitais como cumprimentar, agradecer, ceder passagem, pedir desculpa, perdoar.

Ser feliz e gerar felicidade à nossa volta implica também deixar espaço para a vida se desenrolar. Nem sempre vai estar tudo bem, há dias mais felizes e outros menos felizes, porque somos humanos e reagimos ao ambiente em que nos inserimos. No entanto, quanto mais conhecermos a nossa bússola da felicidade, mais criamos a vida dos nossos sonhos e nos centramos no que importa. Comece agora, não adie e abra-se às possibilidades maravilhosas que é a vida. Seja feliz e emane felicidade hoje, amanhã, em 2022 e sempre.

You may also like...

Deixe uma resposta