Portimão promove inclusão com IX Semana Intercultural

O município de Portimão promove a IX Semana Intercultural, entre 26 e 31 de maio, em mais uma edição que celebra a partilha de experiências e o convívio entre as várias comunidades migrantes do concelho. Este evento que se realiza já pelo nono ano, pretende, segundo a autarquia, “estimular o diálogo entre culturas, na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, tendo sido, por isso, preparado um programa diversificado, com muitas propostas nas áreas da música, da dança e da gastronomia, que promovem o convívio e a partilha de conhecimentos e experiências”.

Esta semana arranca na próxima segunda-feira, dia 26 de maio, às 13h00, com o tradicional almoço convívio para cerca de 60 participantes, no Centro Comunitário do Bairro Cruz da Parteira, onde ganha destaque a celebração do Dia Mundial da África. Os sabores típicos deste continente servirão de base a uma ementa confecionada por moradoras com nacionalidade africana, numa iniciativa que conta ainda com a atuação do conhecido artista Xico Barata.

O dia seguinte, 27 de maio, será marcado pela apresentação do projeto ‘Eu vim de longe’, de André Pereira. A Biblioteca Municipal de Portimão recebe esta sessão de divulgação, entre as 10h30 e as 12h00, onde serão divulgadas as bases nas quais assentam este projeto que pretende dar a conhecer melhor a população migrante residente em Portimão, identificando as suas realidades, qualificações, capacidades e vontade

“Só percebendo as suas motivações, conseguiremos, como comunidade, fazer o caminho para uma sociedade mais inclusiva e coesa”, explica o autor. Este é um projeto que terá a pretensão de perceber “o que dizem estas pessoas que saíram das suas casas, das suas terras e das suas gentes” para viver num local distante. O que são, o que fazem, porque razão escolheram este destino são alguns das questões que serão colocadas aos dez imigrantes selecionados.

Podem inscrever-se imigrantes residentes no concelho, até 10 de junho, mediante o preenchimento de um formulário disponível online. Após a seleção realizada pelo autor, haverá uma conversa de cerca de 30 minutos, do qual resultará um texto e uma fotografia a cores, que, no final, serão compilados num livro a apresentar à comunidade.

Ainda no dia 27 de maio terá lugar um atelier denominado ‘Cultura de Sabores’ no Centro de Convívio Sénior da Aldeia das Sobreiras, no qual o Grupo Mulheres do Brasil-Algarve vai elaborar receitas tradicionais do seu país de origem com utentes do Centro. Ao final da tarde, a partir das 18h30, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes recebe a ação de sensibilização ‘Migração e diálogo – eu também sou voz (Reagrupamento Familiar)’ que tem como objetivo auscultar as dúvidas e constrangimentos de migrantes e, em simultâneo, prestar esclarecimentos sobre os processos de legalização, nomeadamente sobre o pedido de Reagrupamento Familiar na plataforma da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).

Um dos pontos altos da Semana da Interculturalidade de Portimão é a comemoração do Dia Municipal do Imigrante e da Diversidade Cultural, instituído em 2016, que este ano é assinalado a 31 de maio com o habitual espetáculo ‘Encontro de Culturas’, a realizar no auditório do Museu de Portimão, a partir das 19h00.

Atuam o Estúdio ‘Mixdance’ da Centro de Apoio à População Emigrante de Leste e Amigos (CAPELA), o Grupo de Cante Alentejano do Centro Comunitário do Bairro Pontal, havendo ainda cânticos guinenses e danças tradicionais colombianas da associação Esosa. Em paralelo, no átrio decorrerá ainda uma pequena feira de empreendedorismo, com mostra de artigos de artesanato diverso, roupa e trajes tradicionais e onde estarão representadas várias nacionalidades, como o Brasil, Guiné ou Colômbia.

No âmbito da Semana Intercultural está prevista a realização de visitas guiadas ao Museu de Portimão para que migrantes integrados em associações/grupos informais, possam tomar contacto com a cultura e história do concelho e o encontro ‘À conversa sobre boas práticas na área da migração’, com a participação de representantes de instituições locais e nacionais.

No contexto da promoção do convívio, as instalações da Esosa acolherão no dia 30 de maio, a partir das 20h00, o jantar ‘Cheiros de África’, cujas inscrições podem ser feitas até ao dia 28, através do email esosa.associacao@yahoo.com, do telefone 911 866 550 ou, presencialmente, na sede situada na Rua Professor José Buísel, nº 70.

Ainda sob o signo da gastronomia e dos sabores, no dia 31 de maio, às 10h00, terá lugar na Quinta Pedagógica de Portimão o atelier ‘Cozinhar com um sabor intercultural’, onde a proposta será confecionar biscoitos de outros cantos do mundo. Através da culinária, os participantes descobrem ingredientes comuns entre culturas e outros que permitem unir diferentes sabores e enriquecer a nossa gastronomia.

A programação da Semana Intercultural conta com a colaboração da CAPELA, da All Mozambi, da Esosa e do Grupo Mulheres do Brasil-Algarve.

You may also like...

Deixe um comentário